Região do DER será a próxima etapa do Via Iluminada

LED: luminárias já foram implantadas em diversos bairros (Divulgação/Prefeitura de São João)

A Prefeitura de São João da Boa Vista prossegue com o Projeto Via Iluminada. A avenida Durval Nicolau ganhou as iluminações de LED em toda sua extensão e o trecho ao final da nova rotatória recebeu os últimos ajustes esta semana.

Em entrevista ao jornal O MUNICIPIO, o engenheiro Julio Luís de Almeida Lino, diretor de Gestão e Planejamento Urbano, comentou sobre o trabalho que está sendo realizado e os próximos bairros que serão atendidos.

De acordo com ele, o Projeto Via Iluminada teve início no Jardim Santo Antônio, prosseguindo pelos bairros em torno do cemitério e do terminal rodoviário. As novas luminárias também foram instaladas nas Vilas Conrado e Loyola, além do Perpétuo Socorro. O diretor explicou que nesta fase, o cronograma abrangeu a região do centro até o bairro São Benedito, concluindo assim toda a área central da cidade.

O engenheiro destaca que a prefeitura realizou a instalação das luminárias no Jardim Cledirna e atualmente estão sendo atendidos os bairros Nossa Senhora de Fátima, Novo Horizonte e Durval Nicolau vindo na sequência. “Estamos com mais equipes espalhadas pela cidade”, comentou, citando ainda a Vila Conceição, que foi atendida no início desta semana.

PRÓXIMA ETAPA

Encerrando estes bairros, o Projeto Via Iluminada terá início na região do DER. “Nossas equipes iniciarão um trabalho na área que compreende a Vila Brasil e o DER até o Jardim das Amoreiras”, afirmou Julio, lembrando que todas essas ações estão sendo desenvolvidas por meio do recurso de R$ 5 milhões que a prefeitura sanjoanense conseguiu através de empréstimo no Banco do Brasil.

OUTROS PROJETOS

O diretor relatou que a administração está com projetos paralelos voltados para a iluminação pública, os quais serão implantados com outros recursos. Exemplo disso é a área central baixa da cidade – que abrange a Estação das Artes –, onde serão implantadas luminárias por meio de um projeto da Eletrobrás que foi licitado atualmente.

Além disso, ele citou que o trecho entre o Jardim Novo Horizonte e a Emeb “Adelia Jorge Adib Nagib” também estará sendo beneficiado com a implantação do LED. “Realizamos um estudo, por isso demorou um pouco mais para concluirmos este projeto”, justificou.
De acordo com o engenheiro, este trecho receberá postes ornamentais, o que representará também uma economia. “Vamos fazer a iluminação neste padrão que fizemos na avenida [Mantiqueira]”, exemplificou.

Julio ainda revelou que o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho está com a ideia de continuar, em 2020, com este projeto em outros bairros, como o Jardim das Flores e o Jardim Ipê, por exemplo. “Já estamos planejando atender esta região ano que vem”, afirmou.

O diretor também destacou que muitas pessoas têm solicitado a implantação do LED em diversas regiões da cidade. “Gostaríamos de fazer em todos, porém, o recurso não é grande o suficiente para isso. Precisaríamos de pelo menos três vezes mais. No mínimo R$ 15 milhões para fazer a cidade toda”, disse. Diante disso, ele explica que prefeitura tem priorizado os bairros com maior número de habitantes. “Quando se coloca uma lâmpada em um local mais populoso, estamos favorecendo mais pessoas”, finalizou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here