Vargem Grande do Sul pode ficar sem Festa da Batata este ano

Popularidade: Festa da Batata atrai grande público em suas edições (Divulgação/Arquivo/Angelino Jr./VargemBaladas)

Vargem Grande do Sul pode ficar neste ano sem um dos seus eventos mais tradicionais: a Festa da Batata. Realizada no Recinto de Exposições “Christiano Dutra do Nascimento”, na semana de aniversário da cidade – que ocorre em 26 de setembro –, a festividade é considerada uma das maiores do gênero na região, reunindo shows, rodeios, provas de montaria, entre outros atrativos. Contudo, até o momento, nada foi anunciado sobre sua realização, o que tem gerado vários comentários na cidade e também nas redes sociais.

Diante disso, a reportagem do jornal O MUNICIPIO entrou em contato com a Prefeitura de Vargem Grande do Sul para saber uma posição oficial sobre a realização do evento, assim como a programação de aniversário da cidade. A pauta foi encaminhada há cerca de duas semanas, porém, nenhuma informação foi retornada ao jornal.

PREJUÍZO NA ÚLTIMA EDIÇÃO

A Prefeitura de Vargem é detentora da marca Festa da Batata e, desde 2015, cede os direitos de uso às entidades assistenciais locais. Com isso, uma empresa especializada em eventos é contratada para estar à frente da produção, ficando responsável em destinar uma determinada porcentagem às instituições. Comenta-se nos bastidores que a festividade teria dado prejuízo no último ano e os produtores não conseguiram repassar o valor que deveria ser destinado às entidades, conforme o contrato. Questionada a respeito disso, a Administração Municipal não se pronunciou.

SEM RESPOSTAS

Conforme apurado, como não há mais tempo suficiente para realizar a Festa da Batata em setembro, a Prefeitura está programando uma atividade para não deixar o aniversário da cidade passar em branco. Alguns funcionários públicos chegaram até a comentar nas redes sociais que está sendo estudada a realização de uma festa na Barragem Eduíno Sbardellini. No entanto, a Administração Municipal novamente não se pronunciou.

TRADIÇÃO

A primeira edição da Festa da Batata foi realizada em 1986, no Ginásio Poliesportivo “Ricardo do Patrocínio Rodrigues”, na Vila Santa Terezinha. A festividade foi idealizada pela Prefeitura, produtores rurais locais e a Associação Comercial e Industrial (ACI). Foi neste período em que ocorreu a construção do Recinto de Exposições “Christiano Dutra do Nascimento”, local que viria a receber a festa e outros eventos posteriormente.

Durante anos, a Festa da Batata ficou conhecida em toda a região pelos artistas consagrados que se apresentaram em suas edições e também pelos pratos típicos que oferecia. Contudo, em 1997, a festividade foi interrompida devido a problemas de sua organização, o que chegou a ter repercussão nacional na época.

Em 2009, a Prefeitura iniciou um trabalho de reestruturação do evento e promoveu a Pré-Festa da Batata juntamente com uma comissão organizadora e com o apoio da ABVGS (Associação dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul) e da Cooperbatata (Cooperativa dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul). No ano seguinte, a festividade foi retomada, com grandes atrações musicais e exposições, atraindo um grande público de toda região.

Em 2013, a Festa da Batata foi reformulada e ganhou uma nova estrutura, contando com área vip e uma programação após o show principal, com apresentações musicais para o público no camarote e também na praça de alimentação. Como a festividade ocorria no final de julho – em um período de extremo frio – e ainda competia com três eventos grandes na região – Eapic, Expoagro Guaxupé e Festa do Vinho de Andradas –, em 2015, a organização mudou a data para setembro, junto com a programação de aniversário de Vargem.

Por Bruno Manson.