Prefeito de Mococa vai à África do Sul em busca de oportunidades

Encontro: Felipe Naufel com a prefeita Lindiwe Makhalema – (Divulgação/Prefeitura de Mococa)

O prefeito de Mococa, Felipe Naufel, e a primeira-dama, Thairise Chrispim, partiram na segunda-feira (19) com destino ao município de Dihlabeng, na África do Sul. O objetivo da viagem foi a assinatura do contrato “Cidades Irmãs”, visando fortalecer ainda mais o contato já realizado entre as autoridades locais e mocoquenses. Através desta medida, espera-se prosperar oportunidades para ambas as cidades, uma vez que a prefeita Lindiwe Makhalema, assessores e cônsules já visitaram por três vezes empresas mocoquenses.

Em setembro do ano passado, através da iniciativa da Associação Comercial e Industrial (ACI), com o Plano Mococa 2050, foi selado o convênio de cooperação entre os municípios, visando transformar Mococa em uma liderança regional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social. A África do Sul foi inclusa no BRICS, o conjunto econômico de países considerados “emergentes”, que conta com a participação do Brasil, Rússia, Índia e China.

Por meio de um acordo internacional, estas nações têm a responsabilidade de trabalharem juntas em busca de melhorias econômicas, intercâmbio cultural e interesses das nações participantes.

Na segunda visita à Mococa, a comitiva africana esteve acompanhada de coordenadores da Fatec e da Etec “João Baptista de Lima Figueiredo”, conhecendo as salas e laboratórios das instituições, o que despertou nos visitantes o interesse de apostar no intercâmbio de estudantes.

Em resposta deste encontro, na terceira vinda, a comitiva africana retornou para assinar o memorando de Entendimento Tentativo de Relações Internacionais entre a Câmara de Negócios Negros de Dihlabeng e Associação Comercial e Industrial de Mococa. Este acordo propõe um intercâmbio em busca de desenvolvimento na agricultura, infraestrutura, comércio e manufatura.

“Essa parceria com empresários africanos está somando e vem para fortalecer ainda mais o comercio e os negócios de diversos empreendedores locais, além de negócios lá fora. A África está dentro de Mococa, cidade que tem muitas oportunidades e um potencial grande de se internacionalizar”, disse Felipe Naufel.

Por Bruno Manson.