
FRANCO JUNIOR
[email protected]
A esperada Ciclovia que ligará São João da Boa Vista a Águas da Prata pelas margens da linha férrea foi incluída no novo Plano Diretor por meio de emenda aprovada pela Câmara Municipal, em votação realizada na segunda-feira (5). Desta forma, a construção do empreendimento passa a ser determinada por lei.
O advogado Rui Souza, presidente da associação Bikers da Mogiana foi um dos responsáveis para que a obra fosse incluída no projeto. Na primeira audiência pública organizada pelo Legislativo sanjoanense, em março de 2018, Souza fez o pedido aos vereadores. Solicitação essa que acabou sendo acatada pelos edis e inserida no documento.
“Temos uma massa de ciclistas que merecem essa ciclovia e existe grande movimentação econômica ao se falar de ciclismo na cidade, pois há muita compra de bicicleta e todos os acessórios de segurança necessários. Além disso, diversos ciclistas de outras cidades do Brasil se hospedam em São João para dar início ao famoso Caminho da Fé”, destacou o presidente da Bikers Mogiana, que revelou ser a realização de um sonho e uma batalha vencida o pedido ter sido acatado.
APOIO DOS VEREADORES
Para que a Ciclovia São João/Águas da Prata fosse incluída no projeto, o advogado contou com o apoio dos Gerson Araújo (MDB), Professora Can (PDT), Patrícia Magalhães (PSDB), Odair Pirinoto (PTB), Titi (PSDB), Claudinho (MDB), Sebastião Neris (PV), José Luis Moretto (DEM), Rui Nova Onda (PTB) e Bira Domiciano (PR). De maneira conjunta, eles elaboraram a emenda que acabou aprovada por unanimidade pela Câmara.
Na justificativa elaborada pelos edis na proposta, eles descreveram que a bicicleta é um dos meios de transporte mais populares “e além do mais gera uma diminuição significativa de veículos nas ruas, o que faz com que o trânsito se torne mais tranquilo, evitando congestionamentos”.
Os vereadores pontuaram, ainda, ser “preciso propiciar espaço adequado para que as pessoas possam andar de bicicleta sem correr o risco de serem atropeladas e sofrerem danos à integridade física e moral”.
“A construção de uma ciclovia traz diversos benefícios para os sanjoanenses, como, por exemplo, a oportunidade de praticar uma atividade física com mais segurança e com menos riscos”, justificaram os edis.
APOIO FEDERAL
Desde o mês de fevereiro do ano passado, a ciclovia ganhou como aliado o Procurador da República, Guilherme Rocha Gopfert, quando ele atuava no Ministério Público Federal, em São João da Boa Vista. Mesmo agora em Guarulhos, ele continua a ajudar com o projeto.
Gopfert contribui como intermediador das conversas entre os representantes do empreendimento e a concessionária VLI (administradora da linha férrea). O procurador, inclusive, solicitou que o departamento de Planejamento da Prefeitura de São João elabore cronograma de implantação do projeto. Com o cronograma em mãos, o procurador poderá deliberar para que a VLI autorize que a obra tenha início. Desta forma, a ciclovia, que é projetada há cinco anos, será construída.
A CICLOVIA
Possuir uma ciclovia é um sonho antigo dos ciclistas, que teve início há cinco anos. O atual projeto foi desenhado às margens da ferrovia que cruza São João e chega até Águas da Prata. Inicialmente, a ideia era ir da Estação de São João até a da Prata. Mas a prefeitura sugeriu que a ciclovia começasse no Ceagesp, onde está sendo construído um espaço cultural e de esportes.
Foi preciso diversas reuniões e debates para que prefeitura e ONG Viva São João passassem a lutar juntas pelo mesmo projeto. Isso porque a municipalidade entendia ser melhor a construção de outro modelo de ciclovia, a qual começava dentro da cidade, nas imediações do Piscinão do Recanto do Lago.
Diante do impasse, o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) decidiu mediar um diálogo sobre o assunto, o que resultou na união entre prefeitura e ONG, em busca de viabilizar o projeto pela linha do trem.




