Diocese de São João da Boa Vista completa 59 anos

Placa: anunciou a chegada e a posse do 1º bispo da Diocese de São João da Boa Vista – (Foto: Reprodução)

REINALDO BENEDETTI
[email protected]

Na última quarta-feira (31), os católicos de toda a região comemoraram os 59 anos da Diocese de São João da Boa Vista, instalada em 1960.

Foi através da bula In similidinem Christi (Na semelhança de Cristo) que o Papa João XXIII atendeu, em 16 de janeiro de 1960, a um clamor de católicos de toda a região, criando a Diocese sanjoanense.

Nomeada pelo pontífice no documento como ‘Diocese de São João no Brasil’, ela permitiu que os municípios de São João da Boa Vista, Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Mococa, Mogi Guaçu, Itobi, Pinhal, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antonio do Jardim, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul se separassem da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Suplemento Especial de Natal do O MUNICIPIO de 2013 abordou a criação da Diocese, que era um antigo pedido de sacerdotes e leigos. As cidades envolvidas, na época, somavam pouco mais de 280 mil habitantes, sendo que mais de 10% estavam em São João, o que colocava a cidade em destaque.

Personagens influentes da igreja colaboraram diretamente na criação da Diocese, como por exemplo Dom José Gaspar, segundo Arcebispo de São Paulo. O religioso visitava São João da Boa Vista com frequência e deu sua contribuição.

Após sua morte, em um desastre aéreo no ano de 1943, outros religiosos ajudaram. Em 1949, o Núncio Apostólico Dom Carlo Chiarlo troca correspondências com Dom Manuel da Silveira D’Elboux, segundo bispo de Ribeirão Preto, fazendo recomendações para agilizar o processo de instalação da nova diocese.

Ele chegou a elencar condições essenciais para o sucesso do objetivo, sendo uma delas sobre a regularidade das contas da organização e cobrando o estabelecimento de sério balanço patrimonial da futura diocese.

Já no ano de 1958, Dom Armando Lombardi, o novo Núncio, afirma: “Em São João da Boa Vista o movimento se desenvolve satisfatoriamente e a Câmara dos vereadores já votou pela doação de um belo prédio para o palácio episcopal”, traz o Especial do O MUNICIPIO de 2013.

A INSTALAÇÃO
Enfim, em 31 de julho de 1960, é instalada a Diocese de São João da Boa Vista, tendo Dom David Picão como seu primeiro bispo.

O religioso é recebido com festa na cidade por autoridades e fieis, com direito a fogos, banda, sinos e uma multidão na Avenida Dona Gertrudes.

E logo no início, a Diocese já tinha um patrimônio considerável: uma fazenda de 400 alqueires, a residência episcopal e um caixa de 2,8 milhões de cruzeiros.

OS BISPOS
Dom David Picão assume em 1960 e permanece à frente da Diocese até 1963. Neste ano assume o bispo Dom Tomás Vaquero, que comanda a igreja na região até 1991.

Em seu lugar é nomeado Dom Dadeus Grings, que permanece como bispo da Diocese de São João até o ano de 2000.

No lugar chega Dom David Dias Pimentel, que se torna bispo emérito no ano de 2016.
Atualmente, o bispo é Dom Antônio Emídio Vilar, nomeado pelo Papa Francisco como bispo em São João em setembro de 2016.

DESTAQUES
Entre tantos religiosos que já passaram pela Diocese de São João da Boa Vista, alguns ganharam evidência em razão das suas obras e histórias.

Um deles é Monsenhor João Ramalho, considerado o verdadeiro fundador de São João. Experiente e cauteloso, comandou os destinos da cidade, com ajuda dos munícipes, até o seu falecimento, em 1853.

Padre José Valeriano de Souza foi outra figura importante. Nomeado vigário de São João em 1855, permaneceu no cargo por 40 anos. Durante seu vicariato foi construída a Matriz e em razão do seu prestígio político a cidade alcançou intenso progresso cultural e material. O religioso morreu em 1898.

Padre Josué Silveira de Mattos foi o sacerdote da educação e dos pobres. Criou a Escola ‘Luiz Gonzaga’ para as crianças que não tinham sapato para entrar no Colégio Joaquim José.

Os pobres aguardavam no portão da casa do padre em busca de comida e Josué Silveira de Mattos dividia toda refeição que tinha com os mais necessitados. Com apenas uma batina, viveu a pobreza, a caridade e jamais abandonou a igreja.

Monsenhor Antonio David, ou padre David como é carinhosamente lembrado, foi o sacerdote que conseguiu o maior patrimônio para a igreja católica de São João da Boia Vista. Era amigo das principais famílias e conseguiu grandes doações, tais como: o imóvel onde hoje é o seminário, o terreno para as Carmelitas, o terreno para a construção do Colégio Santo André, a Praça do Cristo, espaço para a Paróquia Santo Antônio, a Fazenda Cachoeira, entre tantas outras.

Outro grande destaque, senão o maior, é Padre Donizetti Tavares de Lima, que deve se tornar o primeiro santo da Diocese de São João da Boa Vista.

Recentemente, o Vaticano reconheceu um milagre atribuído a intercessão do religioso, autorizando a sua beatificação.

Padre Donizetti: está próximo de se tornar o primeiro santo da Diocese sanjoanense – (Foto: Reprodução)
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here