
BRUNO MANSON
[email protected]
Poços de Caldas (MG) foi apontada como uma das cidades mais felizes para se viver no Brasil, conforme o levantamento feito pela Revista Bula, uma das mais importantes publicações brasileiras de jornalismo cultural. A publicação reuniu em uma lista 26 municípios – considerando um para cada Estado – após a análise de seus principais índices.
De acordo com a Revista Bula, foram avaliados quatro relatórios: o Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que classifica as cidades brasileiras de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), baseado em estatísticas públicas oficiais; o Atlas da Vulnerabilidade Social e o Atlas da Violência, divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Para escolher as cidades, fez-se uma média entre as pontuações que cada uma obteve nesses quatro estudos, que analisam fatores como renda, longevidade, educação, emprego, saúde, saneamento básico e trabalho. Entre os municípios mais bem pontuados estão São Caetano do Sul (SP), Maringá (PR) e Vitória (ES).
Pela média dos indicadores de qualidade de vida, Poços de Caldas é considerada a melhor cidade para se viver em Minas Gerais. Com mais de 166 mil habitantes, ocupa o ranking de 15º município mais populoso do Estado, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Localizada a 1.186 metros de altitude e com temperatura média de 17º C ao longo do ano, a cidade mineira tem sua economia baseada nas atividades da indústria e do turismo, motivado pela fama de suas fontes de águas terapêuticas. Além disso, Poços de Caldas já foi apontada pela Unesco como uma das cidades mais seguras para os jovens brasileiros e também apresenta baixos índices de desemprego.
OUTRAS CIDADES
Além de Poços de Caldas, a lista de cidades mais felizes para se viver conta com Cruzeiro do Sul (AC), Penedo (AL), Macapá (AP), Presidente Figueiredo (AM), Santo Antônio de Jesus (BA), Barbalha (CE), Vitória (ES), Itumbiara (GO), Carolina (MA), Lucas do Rio Verde (MT), Três Lagoas (MS), Santarém (PA), Cabedelo (PB), Maringá (PR), Fernando de Noronha (PE), Floriano (PI), Petrópolis (RJ), Caicó (RN), Carlos Barbosa (RS), Ji-Paraná (RO), Boa Vista (RR), Balneário Camboriú (SC), São Caetano do Sul (SP), Barra dos Coqueiros (SE) e Paraíso do Tocantins (TO).




