Em aproximadamente um mês, a DIG (Delegacia de Investigações Gerais), com sede em Casa Branca (SP), já recuperou pelo menos 15 maquinários agrícolas pela região sanjoanense. Os equipamentos – entre tratores, retroescavadeiras e outras máquinas – são produtos de furtos ou roubos praticados por quadrilha especializada nestes tipos de crimes. Vários integrantes suspeitos de pertencerem ao bando já foram presos.
De acordo com o delegado Celso Itaroti, titular da DIG, a Polícia Civil vem investigando a atuação do grupo criminoso há meses. “É um grupo que tem quem vai fazer o roubo ou quem vem fazer o furto. Posteriormente, eles levam para um local, que a gente não sabe onde fica, e vão distribuindo em caminhões até para fora do Estado. Tem máquinas agrícolas que chegam ao Paraguai”, afirmou recentemente.
MAQUINÁRIOS
Somente nesta semana, a Polícia Civil apreendeu quatro novos maquinários de procedência duvidosa. Na segunda-feira (17), a equipe localizou uma minicarregadeira Caterpillar, no sítio São Paulo, na zona rural de Casa Branca. No mesmo dia, a equipe apreendeu um trator Agrale e uma grade de arado da marca Santa Izabel em um estabelecimento comercial localizado às margens da rodovia SP-340.
Dando continuidade a operação, os policiais civis localizaram uma minicarregadeira Bobcat em Caconde. Na ocasião, o proprietário colaborou com as investigações e levou a máquina até Casa Branca para entregá-la à DIG. Segundo Itaroti, investiga-se a procedência do maquinário, uma vez que a numeração dela está adulterada.
ENTRE AS APREENSÕES
Em 30 de maio, policiais civis apreenderam um trator da marca Massey Ferguson no Sítio Cocais do Rio Verde, na altura do km 39 da rodovia SP-215, entre Vargem Grande do Sul e Casa Branca. Segundo Itaroti, o maquinário era pertencente a um empresário do ramo de veículos, de Vargem Grande do Sul, preso recentemente suspeito de participar da quadrilha.
No dia 4 de junho, na mesma propriedade, a DIG localizou uma retroescavadeira da marca Case IH.
O primeiro maquinário localizado no sítio – um trator vermelho – foi apreendido em 19 de maio. Investigações apontam que o veículo foi furtado em São Sebastião do Paraíso (MG).
No dia seguinte, a DIG desmantelou parte da quadrilha e quatro homens, entre eles o empresário, que também é dono do sítio. Eles foram presos por posse ilegal de arma de fogo, receptação e associação para o crime.
Por Ignácio Garcia.