Aptiv investe R$ 30 milhões em nova fábrica em Pinhal

Tecnologia: Aptiv produz cerca de 30 mil chicotes elétricos por dia – (Foto: Divulgação/Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal)

BRUNO MANSON
[email protected]

Empresa criada com a cisão da Delphi – fornecedora de componentes eletrônicos –, a Aptiv inaugurou uma nova fábrica de chicotes elétricos em Espírito Santo do Pinhal. A cerimônia de inauguração ocorreu na quarta-feira (22), contando com a presença de representantes da empresa, autoridades locais e convidados. Localizado a poucos quilômetros de sua antiga unidade, o novo espaço acolhe 1,3 mil trabalhadores e demanda um investimento de R$ 30 milhões.

A antiga fábrica ocupava galpão de café desativado, que já não comportava o tamanho da operação. Saem das linhas em torno de 30 mil chicotes/dia, que atendem à Volkswagen Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR), a PSA Porto Real (RJ), Argentina e Uruguai e também a General Motors – esta ainda em escala de produção para os novos veículos da família GM.

Em um terreno de 68 mil m² foi construído prédio de 18,5 mil m², dos quais a área fabril ocupa 14 mil m². O projeto já previu a ampliação da área produtiva. “Temos grandes possibilidades de, nos próximos três anos, expandir em 3 mil m², mas dependerá do comportamento do mercado”, afirmou Eric Carneiro, vice-presidente e diretor executivo da Aptiv para a América do Sul.

Otimista com o desenvolvimento dos negócios, ele destaca que a empresa tem ganho novos projetos na região, o que permite aumentar a produção – estes novos contratos, inclusive, já permitiram manter o ritmo das linhas mesmo com a redução das encomendas da Argentina, para onde vai boa parte dos chicotes produzidos em Espírito Santo do Pinhal. “Se o mercado automotivo evoluir como esperamos, deveremos contratar mais 300 a 350 funcionários até o fim do ano”.

Atualmente toda a produção de chicotes elétricos da Aptiv atende ao mercado OEM (sigla em inglês para “Original Equipment Manufacturer”, que pode ser traduzido como “fabricante do equipamento original”), para quase todas as montadoras de veículos leves, caminhões e máquinas agrícolas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here