O momento litúrgico mais importante do ano para os cristãos católicos tem início nesta quinta-feira (18). Neste dia tem início o Tríduo Pascal, que acontece nos três dias que antecedem a Páscoa e é celebrado pelos fieis em memória da paixão, morte e ressurreição de Cristo.
O Tríduo começa com a missa vespertina da Quinta-feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo.
Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o mistério da Páscoa. Assim, nas celebrações da quinta-feira à noite e da sexta-feira à tarde não se dá a bênção final; ela só será dada, solenemente, no final da Vigília Pascal.
Padre Adriano Roberto da Silva, pároco da Paróquia Imaculada Conceição, ressalta que todo católico precisa participar do Tríduo Pascal. “Ele é fundamental na vida de fé, de renovação. A Páscoa é o centro da nossa fé. São Paulo já dizia aos seus: se Cristo não ressuscitou, a nossa fé é vã. Tamanha a importância de celebrar a ressurreição do Senhor”, explica.
E o sacerdote resume os mistérios celebrados durante o Tríduo. Na Quinta-Santa ele destaca a instituição do mandamento novo, o mandamento do amor. “As pessoas se preocupam com tantas coisas na vida, com a casa, com o trabalho, ganhar dinheiro, com pastorais, movimentos, mas o essencial da nossa vida é o amor e este é o mandamento que o Senhor nos deixa. Este é o mistério que celebramos na Quinta-Santa”, revela.

Na Sexta-feira Santa, padre Adriano fala sobre o mistério da morte de Jesus. “Ali todos nós fieis católicos somos chamados a contemplar o mistério da morte. Jesus carregou nas suas costas a humanidade toda, pelos nossos pecados. Isso é fundamental nós católicos entendermos, que somos pecadores redimidos pelo sangue de jesus”.
Já sábado o religioso lembra que é dia de silencio e vazio. “Nos preparamos para a Vigília Pascal, que é o evento culminante de toda a preparação da Quaresma, evento culminante da nossa vida cristã. Celebramos o triunfo de Cristo sobre a morte. O caráter da mensagem que temos ali é positiva, de alegria. O cristianismo traz consigo uma mensagem de vitória, Cristo venceu” comemora.
Adriano Roberto da Silva reforça que é fundamental que todo católico participe do Tríduo Pascal, de todos os ritos e todas as celebrações. “Não se constituem missas separadas, celebrações separadas. Existe uma unidade muito profunda entre todas elas. Nós a consideramos uma única missa, que começa na quinta à noite e vai terminar na Vigília Pascal, quando renovamos o nosso batismo”.
O pároco da Imaculada Conceição ainda deixou uma mensagem aos fieis: “Desejo a todos uma feliz e santa Páscoa. Que Deus possa iluminá-los, ressuscitá-los em cada dia. Que todas as mortes que nós enfrentamos ao longo da vida que Deus possa dar uma feliz ressurreição, uma feliz vida a todos nós”.
QUINTA-FEIRA SANTA
Na quinta-feira à noite tem início o Tríduo Pascal, com a celebração solene da missa em que se faz memória da instituição da Eucaristia, do mandato do amor ao próximo e do Sacerdócio ministerial. Nessa missa realiza-se a Cerimônia do Lava-pés, em que o celebrante recorda o gesto de Cristo, que lavou os pés dos seus apóstolos. Esse transmite a mensagem de que o cristão deve ser humilde e servidor.
Nessa celebração também se recorda o mandamento novo que Jesus deixou: “Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei”.
SEXTA-FEIRA SANTA
Na Sexta-feira Santa a Igreja recolhe-se no silêncio, na oração e na escuta da Palavra Divina, procurando entender o significado profundo da morte de Cristo.
Neste dia não há missa. À tarde acontece a Celebração da Paixão e Morte de Jesus, com a proclamação da Palavra, a oração universal, a adoração da cruz e a distribuição da Sagrada Comunhão.
Na primeira parte são proclamados um texto do profeta Isaías sobre o Servo Sofredor, figura de Cristo, outro da Carta aos Hebreus que ressalta a fidelidade de Jesus ao projeto do Pai, e o relato da paixão e morte de Cristo, do evangelista João. São três textos que se completam, ressaltando a missão salvadora de Jesus Cristo.
O segundo momento é a Oração Universal, compreendendo diversas preces pela Igreja e pela humanidade. Depois segue-se o momento solene e profundo da apresentação da Cruz, convidando todos a adorarem Cristo nela pregado.
E o quarto momento é a comunhão. Todos revivem a morte de Cristo e querem receber seu corpo e sangue. É para os católicos a proclamação da fé no Cristo que morreu, mas ressuscitou.
Nesse dia a Igreja pede o sacrifício do jejum e da abstinência de carne como ato de homenagem e gratidão a Cristo.
A Semana Santa não se encerra com a sexta-feira, mas no dia seguinte.
SÁBADO SANTO
Sábado Santo é dia de silêncio e de oração para os católicos. A Igreja permanece junto ao sepulcro, meditando no mistério da morte de Cristo e na expectativa de sua ressurreição. Durante o dia não há missa, batizado, casamento, nenhuma celebração de sacramentos.
À noite, a Igreja celebra a solene Vigília Pascal, chamada de “mãe de todas as vigílias”, revivendo a ressurreição de Cristo, a vitória sobre o pecado e a morte.
A cerimônia é carregada de ricos simbolismos, que lembram a ação de Deus, a luz e a vida nova que brotam da ressurreição de Cristo. E após todas estas celebrações e símbolos os católicos se alegram para comemorar a Páscoa.
PROGRAMAÇÃO NA CATEDRAL
O bispo da Diocese de São João da Boa Vista, Dom Antônio Emídio Vilar, estará celebrando o Tríduo Pascal na Catedral São João Batista.
A Missa de Lava Pés, nesta quinta, será às 19h30. A celebração da Paixão de Cristo, na sexta, será às 15h.
Ainda na sexta, às 19h, ocorre procissão saindo do Perpétuo Socorro em direção à Catedral, onde ocorrem as sete palavras de Cristo na cruz.
E no sábado, às 19h30, será celebrada a Vigília Pascal. No domingo, às 19h30, o bispo celebra o Domingo de Páscoa.
Missa dos Santos Óleos é nesta quinta-feira
Padres de todas as cidades compreendidas pela Diocese de São João da Boa Vista renovarão os compromissos sacerdotais na tradicional Missa dos Santos Óleos, que acontecerá na manhã desta Quinta-feira Santa (18), às 9h, na Catedral São João Batista.
Conhecida também como Missa da Unidade ou do Crisma, na celebração ainda serão ungidos os três óleos: o do Crisma, o dos Catecúmenos e o dos Enfermos.
Segundo o pároco da Catedral, padre Claudemir Aparecido Canela, é a ocasião em que o clero diocesano se reúne ao redor do seu bispo e faz a renovação das promessas sacerdotais.

“É um momento muito importante, em que o sacerdote tem a oportunidade de renovar o compromisso assumido em sua ordenação. Também nessa missa, acontece a bênção dos Santos Óleos (dos catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma), que serão encaminhados para todas as paróquias da diocese”, afirmou.
A Missa dos Santos Óleos antecede a abertura do tríduo Pascal (em latim: Triduum Paschale) – conjunto de três dias celebrados no Cristianismo. A missa será celebrada pelo bispo Dom Antônio Emídio Vilar.
Por Reinaldo Benedetti.




