Uma infestação de escorpiões tem atingido Santa Rita do Passa Quatro (SP), distante cerca de 100 km de São João da Boa Vista, e causado pânico entre os moradores da cidade, especialmente os que moram nas imediações do cemitério.
Conforme o Departamento Municipal de Saúde do município reportou à EPTV São Carlos, afiliada da TV Globo, o que tem favorecido a proliferação desses animais peçonhentos é o período de calor e de chuva.
Segundo a prefeitura, os moradores estão recebendo orientações e que fará dedetização em toda a região do cemitério até a próxima semana.

Dois pintores ouvidos pela reportagem da EPTV, Márcio Luiz Duarte e Fernando Henrique da Silva, disseram que virou rotina encontrar escorpiões durante o período de trabalho. Ambos contaram que já capturaram mais de 100 e alguns deles estão vivos dentro de um pote.
Com o aparecimento de tantos escorpiões na casa onde trabalham, eles investigaram o foco e perceberam que os escorpiões saem do muro que faz fundo com o cemitério. “Não dá para trabalhar, tem que ficar toda hora atento. Não dá para colocar a mão na madeira porque não sabe onde [o escorpião] está. O risco é muito grande”, disse Duarte.

Os moradores estão revoltados e colecionam potes com grandes quantidades de escorpiões encontrados na casa deles. “Foi na cozinha, na área de serviço, até na minha clínica que fica no fundo; foram capturados alguns”, disse a podóloga Valdejaíra Boarato Cabral.
A dona de casa Simone Andreghetto precisou tirar cortinas, cobertores e tapetes para evitar que os animais peçonhentos se escondam. Ela espera que alguma providência seja tomada. “Até agora ninguém apareceu, falam que está tudo em ordem, mas até agora nada [resolvido]”, disse a dona de casa.

Da Redação. (Fonte: EPTV São Carlos)