Instituto Federal tem 40 alunos aprovados nas universidades

O Campus São João da Boa Vista do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) outra vez se destaca entre os melhores resultados dos vestibulares, diante da excelente performance obtida pelos seus alunos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Neste ano, ao todo, 40 alunos foram aprovados nas universidades federais e estaduais, com destaque para seis aprovações na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), sendo um segundo lugar no curso de Sistemas de Informação e um terceiro lugar no curso de Música.

Houve, ainda, outras quatro aprovações na USP (Universidade de São Paulo), entre elas, um terceiro lugar no curso de Fonoaudiologia; três aprovações na Unifal (Universidade Federal de Alfenas/MG), com um primeiro lugar no curso de Ciência da Computação; e quatro aprovados na Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Além destas, aprovações foram verificadas também nas universidades Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), UFU (Universidade Federal de Uberlândia/MG), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Ufpel (Universidade Federal de Pelotas/RS) e Fatec (Faculdade de Tecnologia).

No IFSP, o sucesso nos resultados obtidos teve especial relevância por conta das 15 aprovações de alunos nos cursos superiores do Campus São João, garantindo a proposta de verticalização do ensino da unidade escolar.

IFSP: presença forte do Campus São João no acesso ao ensino superior nas universidades federais e estaduais neste ano – (Foto: Ignácio Garcia/O MUNICIPIO)

PESQUISA E INOVAÇÃO NO CAMPUS SÃO JOÃO
No Instituto Federal, um dos principais fatores que contribuem para resultados expressivos no Enem acontece através dos trabalhos de pesquisa e inovação, pois possibilitam formação educacional sustentável.

No Campus São João da Boa Vista, as atividades de pesquisa e apoio aos processos de inovação na comunidade escolar se desenvolvem através da CPI (Coordenadoria de Pesquisa e Inovação), coordenada pelo professor Ricardo Scarcelli.

Para o professor, “a Coordenadoria de Pesquisa e Inovação no IFSP/SBJV busca realizar uma sólida ponte entre conceitos aprendidos no âmbito escolar e suas aplicações no setor produtivo”.

Segundo ele, as ações de pesquisa têm por finalidade revelar os conhecimentos adquiridos no Campus, possibilitando a participação de estudantes e servidores em programas de bolsa de pesquisa e auxílios em eventos científicos.

Scarcelli completou ainda que, na inovação, as parcerias empresariais possibilitam que a CPI trabalhe com os estudantes em projetos tecnológicos de melhorias contínuas para aplicação na linha de produção das empresas, gerando disponibilidade de mão de obra e contribuindo para que alunos egressos sejam incorporados no mercado de trabalho.

E os alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Eletrônica são exemplos de estagiários pela parceria entre empresas e a Instituição.

O aluno João Vitor Caetano, estagiário desde novembro de 2017, disse que “o mais importante foi fixar teoria a partir das situações práticas vivenciadas no dia a dia, crescer no conhecimento, acompanhar a evolução da empresa e as expectativas de emprego no término do curso”.

Já a aluna Poliana Roque Freitas, que iniciou estágio na mesma modalidade em fevereiro deste ano, acredita que “a oportunidade de estágio contribui com os conceitos adquiridos em sala de aula e as multiatividades presentes no local complementam o aprendizado e a revisão de conceitos diante do aspecto prático”.

Também estagiando desde fevereiro, a estudante Virgínia Machado Bizaia, reforça que “o estágio é, sem dúvida, uma grande oportunidade para aprimorarmos conhecimentos na área de eletrônica”.

Por Ignácio Garcia.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here