O dia 9 de março de 2019 entrará para a história de São João da Boa Vista e, em especial, do jornal O MUNICIPIO.
Isso porque Erasmo Carlos, um dos maiores nomes da MPB (Música Popular Brasileira), subirá ao palco do Theatro Municipal para fazer o show que comemora os 113 anos do O MUNICIPIO, completados no dia 3.
E há muito o que celebrar, pois é mais de um século levando informação e discutindo os principais temas da cidade e região, de maneira ininterrupta.
Diferente de centenas de jornais impressos pelo País, O MUNICIPIO sobrevive por décadas, superando dificuldades e se adaptando ao novo leitor que surge, ávido também pelo uso da tecnologia.
Assim, O MUNICIPIO, hoje, não está apenas no papel, mas também tem conteúdo e equipe exclusivos para manutenção do seu site e redes sociais. Um jornal que mantém a tradição e credibilidade do jornalismo impresso, mas que se modernizou para atender um novo grupo de pessoas interessadas na vida da cidade e região.

BANDEIRAS
O MUNICIPIO sempre pensou em um jornalismo que contribuísse com o local onde está inserido, promovendo grandes debates.
Ao longo da sua existência, elencou bandeiras que considera prioritárias e que foram sendo conquistadas, como por exemplo a duplicação do Funil da Morte (SP São João/Aguaí), a vinda da Unesp, a restauração de patrimônios históricos, a construção e modernização do aeroporto, a duplicação da Serra da Paulista, entre tantas outras.
E todo este conteúdo está preservado nas milhares de páginas, desde a primeira edição em 1906, devidamente encadernadas. No seu acervo está grande parte da história de São João e região e por isso ele é usado, frequentemente, por escritores e pesquisadores.
TREMENDÃO
Erasmo Carlos é, sem dúvida, um dos maiores nomes da música brasileira e responsável, ao lado de Roberto Carlos, pelas mais belas canções deste país.
Mesmo consagrado, o ‘Tremendão’, como ficou famoso, continua incansável e com mais de 50 sólidos anos de estrada.
HISTÓRIA
No dia 5 de Junho de 1941 nasceu, no Rio Janeiro, Erasmo Esteves ou como é conhecido: Erasmo Carlos, um dos maiores cantores e compositores brasileiros de todos os tempos.
Tijucano, vascaíno e geminiano, desde muito cedo Erasmo Carlos despertou seu gosto pela música. E ainda na adolescência, juntamente com a chegada do rock no Brasil, se lançou em carreira musical junto com parceiros como Roberto Carlos e Tim Maia.
Tim Maia foi quem ensinou Erasmo a tocar violão, além de ser um de seus grandes amigos, juntamente com Roberto Carlos e Jorge Ben Jor. Na década de 60, Erasmo Esteves adotou o nome artístico de Erasmo Carlos, uma homenagem a Roberto Carlos e ao apresentador e produtor Carlos Imperial. Além disso, passou a fazer parte do grupo Renato & Seus Blue Caps e a acompanhar o amigo Roberto Carlos em seus shows.
Em 1965, juntamente com Wanderlea e Roberto Carlos, Erasmo passou a apresentar o programa Jovem Guarda na Record. Nessa época ficou conhecido como ‘Tremendão’.
inspirado em Elvis Presley, gravou sucessos como ‘Vem quente que eu estou fervendo’ e diversos discos com acompanhamento de grandes nomes do cenário musical da época.
Mais tarde, com o fim do programa e do movimento Jovem Guarda, Erasmo mescla suas raízes roqueiras com a bossa nova e a MPB. Nessa fase fez grandes sucessos como ‘Sentado a beira do caminho’ e ‘Coqueiro Verde’.
E em 2018, com as participações de Emicida e Adriana Calcanhoto, Erasmo Carlos apresenta seu novo projeto ‘O Amor é isso’.
Por Reinaldo Benedetti.




