Ocorrências criminais reduzem 36% no Carnaval 2019 pela região

O registro de ocorrências criminais durante o período de Carnaval na região sanjoanense apresentou redução de 36%, caindo de 125 no ano passado para 80 em 2019. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (6) pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Seccional de Polícia de São João da Boa Vista.

Os números englobam toda a área de atuação da Seccional de São João que, além da sede, abrange as cidades de Aguaí, Águas da Prata, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Santo Antonio do Jardim, São Sebastião da Grama e Vargem Grande do Sul.

De acordo com a Polícia Civil, assim como em 2018, não houve nenhum registro de mortes, sejam as dolosas (quando há intenção), como homicídio e latrocínio, ou culposas (sem intenção), como acidentes de trânsito.

Diferentemente do ano passado, também não foi registrada nenhuma ocorrência de depredação de bens (vandalismo), porte de arma de fogo e contravenções penais.

Segundo os dados, houve, ainda, redução de 11,11% no número de ocorrências de lesão corporal, com 16 casos registrados, ante os 18 do ano passado; diminuição de 6,66% no número de furtos e roubos comuns – de 15 para 14; queda de 50% no número de furto e roubo de veículos – de quatro para dois; redução de 35% de outros crimes em geral e queda de 64,52% do registro de ocorrências não criminais de naturezas diversas.

Os delitos envolvendo entorpecentes (tráfico ou porte) mantiveram o mesmo número de casos do ano passado (11).

O delegado seccional de Polícia de São João da Boa Vista, Paulo Hadich, atribui a diminuição de crimes no período de folia “a atuação das polícias civil e militar durante e antes do Carnaval, uma maior organização dos eventos e também a conscientização dos foliões”.

Crimes durante o Carnaval 2018 2019 Evolução
Morte Violenta (Homicídio e Latrocínio) 0 0 Sem alteração – 0%
Homicídio Culposo (Acidente de Trânsito ou não) 0 0 Sem alteração – 0%
Lesão Corporal (Culposa e Dolosa) 18 16 – 11,11%
Furto e Roubo 15 14 – 6,66%
Furto e Roubo de Veículos 4 2 – 50%
Tráfico/Porte de Entorpecente 11 11 Sem alteração – 0%
Depredação de Bens 3 0 – 300%
Porte de Arma de Fogo 1 0 – 100%
Outros Crimes 40 26 – 35%
Contravenções Penais 2 0 – 200%
Ocorrências Diversas (Não Criminais) 31 11 – 64,52%
TOTAL 125 80 – 36%

(Fonte: Delegacia Seccional de São João da Boa Vista)

Por Ignácio Garcia.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here