O reitor do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), professor Eduardo Antônio Modena, espera que o novo governo retome investimentos nas áreas de ciência e tecnologia nos institutos e universidades federais. A expectativa de Modena foi manifestada durante a cerimônia oficial de inauguração dos novos blocos do Campus São João da Boa Vista, realizada na tarde desta quarta-feira (27), e que reuniu centenas de pessoas.
“Esperamos que aquilo que foi retirado – de verbas e de orçamento em ciência e tecnologia, das universidades e dos institutos federais – seja retomado, lembrando que a expansão foi interrompida. Os projetos de expansão das escolas técnicas, dos institutos e das universidades precisam ser reativados, sem os quais nós não teremos mão de obra, nem ciência e tecnologia para fazer com que o País seja desenvolvido”, enfatizou.
Segundo o reitor, há uma expectativa de “que o novo governo seja sensível, que não entenda que nós somos gasto, mas que somos investimento”, ressaltando que é necessário que a situação perceba esta grandiosidade.
PROJEÇÃO
À reportagem do O MUNICIPIO, Modena fez uma projeção para o ensino público federal com base na política de Educação do governo atual. “Os primeiros contatos com a secretaria – não foram ainda com o ministro (Ricardo Vélez Rodríguez) – foram muito boas. Porém, nós temos o contingenciamento da verba dos institutos, hoje muito forte”, afirmou.
Todavia, o reitor considera que a verba [inteira] do MEC (Ministério da Educação) está preservada pela emenda 95. “Porém, quanto à parte que nos cabe, temos horizontes não muito bons. Por isso, esperamos que o governo novo continue a política de expansão de governos anteriores – que é o que caracterizou a existência desses novos prédios -, e que já possibilitou resultados absurdamente significativos para a população; ela que sai ganhando, assim como o setor produtivo, que terá cidadãos – técnicos e engenheiros – bem formados e que vai se valer disso”, ressaltou.
NOVOS ESPAÇOS
Modena comentou dos investimentos que totalizaram cerca de R$ 17 milhões na construção dos dois novos blocos do Campus. “As obras iniciaram antes de 2016 e o governo provisório que acabou de construir. Então, independente dos governos que a gente esteja se referindo, das últimas três décadas e dos últimos três anos do governo que saiu, todos eles mantiveram (investimentos). E é isso que a gente espera do País. Que a despeito dos políticos e dos prefeitos, todo mundo tenha este denominador comum: invista e invista fortemente”, ressaltando que “a reitoria sempre acreditou nisso e apostou tudo, não só neste Campus, mas nos outros 35 campi que hoje existem”, disse.
INAUGURAÇÃO
A solenidade, que integrou a comemoração do aniversário de 12 anos de funcionamento do IFSP no município, celebrados neste mês, foi marcada por homenagens, entre elas, ao ex-funcionário Marcelo Verne, que deu nome ao Bloco B, onde funcionava a antiga biblioteca. O espaço foi adaptado para atender às demandas dos setores administrativos do Campus, com salas de reuniões – em grupo e individual – com videoconferência.
No Bloco A, o Auditório “Luiza Helena Nogueira” foi reformado, permitindo um espaço mais confortável à comunidade.
O Bloco C oferece um espaço maior para a Nova Biblioteca Comunitária “Wolgran Junqueira Ferreira”, cinco salas de grupo de estudo, três laboratórios de informática e espaço para acomodar aproximadamente 10 mil exemplares de títulos do acervo bibliográfico. O bloco também comporta um auditório de 100 lugares.
Já o Bloco D contém 24 salas de professores, nove laboratórios para atender a área da computação, duas salas de Projetos para os alunos desenvolverem pesquisa e extensão, um laboratório de Línguas e oito laboratórios para atender a área da indústria.
Além disso, foi destinado um espaço no terreno do Campus para alocar a área de esporte da Instituição. Inicialmente, comporta um campo de futebol e uma quadra esportiva e já conta com projeto de um ginásio para futura construção.
“Todas essas conquistas foram motivadas para oferecer a São João da Boa Vista e região um ensino público federal de qualidade”, disse o diretor-geral do Campus São João, Eduardo Marmo Moreira.
PRESENÇAS
Além do reitor do IFSP, Eduardo Antônio Modena, e do diretor-geral, Eduardo Marmo, estavam presentes o reitor do IFSP do Sul de Minas, Marcelo Bregagnoli; o pró-reitor de administração do IFSP, Silmário Batista dos Santos; o prefeito de São João, Vanderlei Borges de Carvalho (MDB); o presidente da Câmara Municipal, Bira Domiciano (PR); demais autoridades e convidados.
Textos e fotos: Ignácio Garcia.
Confira galeria de fotos do evento: