Embarcação desgovernada gera pânico e quase causa acidente grave no Rio Mogi Guaçu

Uma embarcação desgovernada provou pânico e por pouco não culminou em acidente grave durante a 24ª edição da Descida de Boias pelo Rio Mogi Guaçu, na altura do Distrito de Cachoeira de Emas, em Pirassununga, distante cerca de 83 km de São João da Boa Vista, no último sábado (26).

O percurso todo tem cerca de 17km e termina apenas quando chega a Porto Ferreira. Um vídeo, que está circulando pelas redes sociais, mostra o desespero das pessoas, tanto das que estavam no leito do manancial quanto das que estavam às margens.

Segundo apurado, o proprietário do barco teria caído durante o percurso e o veículo náutico ficou à deriva, circulou velozmente e por vários minutos em meio aos participantes do evento, os colocando em iminente risco, conforme mostram as imagens.

(Imagem: Reprodução/G1)

Depois de ter passado muito perto das pessoas que estavam nas boias, a embarcação apenas parou quando o piloto de um jet ski conseguiu saltar dentro do barco e desligar o motor de popa.

O passeio não tem organizador e qualquer pessoa pode participar, seja com risco e por conta própria.

Barco desgovernado causou pânico nas pessoas que assistiam a descida das boias (Imagem: Reprodução/O MUNICIPIO)

Diante ao fato, a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, por meio do tenente Ivo Fabiano Morais, comandante do 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental, com sede em São João da Boa Vista, emitiu nota. Confira abaixo o comunicado na íntegra:

ESCLARECIMENTOS

Com relação ao vídeo veiculado nas redes sociais, dando conta de provável acidente náutico ocorrido no dia de hoje (26 de janeiro de 2019) em que uma “embarcação desgovernada” (sem piloto), supostamente integrando o evento “24a descida de bóias no Rio Mogi Guaçu” em Cachoeira de Emas, aparece colocando em risco a integridade de participantes e embarcações do citado evento.

Diante de vários questionamentos acerca da competência legal para autorização e fiscalização de eventos dessa natureza, considerando que se trata de emprego de embarcações de esporte e/ou recreio não comerciais com finalidade de exibição e/ou comemorações públicas em águas interiores.

A Polícia Militar Ambiental vem, por meio desta, esclarecer, em consonância com Lei Federal 9538/97 e Decreto 2596/98, que – NÃO TEM COMPETÊNCIA LEGAL – para fiscalizar nem tão pouco para autorizar a realização de eventos dessa natureza no que diz respeito exclusivamente ao tráfego de embarcações.

Trata-se de competência da então Marinha do Brasil, conforme disposto no 0103 da NORMAM 03/DPC: “sendo atribuição das Capitanias dos Portos (CP), suas Delegacias (DL) e Agências (AG) a fiscalização do tráfego aquaviário, nos aspectos relativos à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana”.

Cabendo salientar que essa mesma Normativa da Marinha estabelece, em seu bojo, (n°.: 0113), um total de oito exigências, sendo que a inobservância de ao menos uma destas pode inviabilizar a realização de eventos dessa natureza, como por exemplo: “3) o responsável pela segurança deverá dispor do nome e número de inscrição de todas as embarcações participantes e da relação de suas respectivas tripulações, para permitir a eventual identificação de vítimas de acidentes e verificações realizadas pela Inspeção Naval”.

NOTA DA MARINHA DO BRASIL

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, informou que uma equipe de peritos irá ao local na manhã desta segunda-feira (28) para coletar informações sobre o inicidente e notificar os organizadores do evento a prestar esclarecimentos.

“Segundo as Normas da Autoridade Marítima, todo evento náutico deve ser comunicado à Autoridade Marítima com a devida antecedência. Além disso, os organizadores devem observar as regras previstas na Norma, com o propósito de assegurar que esses eventos não interfiram na segurança da navegação e na salvaguarda da vida humana”..

A Prefeitura de Pirassununga também informou que não apoioa e não organiza a realização da Descida de Boias.

TRADIÇÃO

A tradicional descida de boias, atualmente em sua 24ª edição, outrora foi organizada por um grupo de amigos de Cachoeira de Emas/Pirassununga, para um passeio ecológico ao longo do Rio Mogi Guaçu, desde o local conhecido como ‘prainha’, no Distrito de Cachoeira de Emas, em Pirassununga, até a Ponte Metálica em Porto Ferreira.

Todo o percurso era feito em boias, tendo duas ou três embarcações de apoio e que levavam água aos participantes. Estas embarcações levavam, também, mudas de árvores que eram plantadas às margens do rio, em locais em que faltava o verde. Nas edições anteriores, também era retirado lixo das margens, como garrafas Pet, plásticos diversos, entre outros materiais

Segundo O MUNICIPIO apurou, ao longo dos anos, o passeio foi tomando outro rumo, havendo, inclusive, consumo do álcool e drogas, o que teria tomado parcialmente espaço. Em outros anos, algumas pessoas chegaram a perder a vida durante a descida.

Por Ignácio Garcia. (Fonte: Pirassununga On)