Conseg fecha ano com luta pela redução do perímetro urbano

Após quase seis anos à frente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), David Noronha se despediu, esta semana, da presidência da entidade. Durante este período, Noronha – juntamente com os demais membros do Conselho- foi um dos responsáveis por lutar contra o chamado crescimento desordenado de São João da Boa Vista.

Essa batalha teve início logo no começo de sua gestão no Conseg, ao verificar a construção de diversos loteamentos na chamada Zona Sul da cidade. Conjuntos habitacionais esses que eram edificados sem que equipamentos básicos de infraestrutura como, por exemplo, escolas, creches, áreas de lazer e postos de saúde fossem também construídos.

A falta desses equipamentos fez com que os habitantes desses bairros começassem a enfrentar problemas, principalmente de segurança pública. David então fez do Conseg um instrumento de luta da população sanjoanense contra esse problema.

Conseg: David Noronha (com microfone) se despede do Conselho; ao lado do promotor Nelson – (Foto: Divulgação/Conseg)

Com a participação efetiva nesta causa dos promotores de Justiça Nelson de Barros O’Reilly Filho e Guilherme Athayde Ribeiro Franco, do delegado José Gregório Barreto, do major da Polícia Militar Alexandre Bergamasco e diversas outras autoridades de segurança, o Conseg se tornou o Conselho que mais participou das reuniões que traçaram o novo Plano Diretor de São João da Boa Vista.

Nessas audiências em relação ao projeto, a principal proposta do Conseg foi a diminuição do Perímetro Urbano de São João, justamente para controlar e evitar o crescimento desordenado da cidade.

E a luta trouxe resultados fazendo com que o perímetro urbano, no projeto proposto pela Prefeitura de São João, fosse reduzido. Nas últimas semanas, surgiu a possibilidade de a limitação ser aumentada pela Câmara Municipal mas, com nova intervenção do Conseg, o Plano Diretor deve ser aprovado, ainda este ano, com a diminuição do limite urbano.

“São João da Boa Vista tem que ser comparada com ela mesma e não com outras cidades, assim como normalmente querem fazer. Temos que continuar firmes na luta para manter o padrão de qualidade de vida que temos. A cidade possui uma sociedade ativa e que participa do desenvolvimento”, destacou o agora ex-presidente do Conseg.

MAIS PROJETOS
David Noronha destaca ainda outros projetos desenvolvidos pelo Conseg nos últimos seis anos. Entre eles, ações sociais no bairro Santo Antonio, festivais estudantis, melhorias de iluminação na cidade, construção da ciclovia São João/Águas da Prata, redução de violência doméstica, dentre outros.

“Foram anos bastante positivos e o nosso olhar sempre foi de amor e paixão por São João da Boa Vista. O Conseg é uma ferramenta indispensável para a cidade e muitos municípios não dão o valor que São João deu e dá para o Conselho. Em diversos projetos, de alguma forma, o Conseg ajudou nas políticas públicas e trabalhou em busca da prevenção”, completou.

Por Franco Junior.

Última reunião do Conselho é marcada por homenagens

A última reunião do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), realizada esta semana, foi marcada também por homenagens a autoridades que contribuíram, nos últimos seis anos, na luta da entidade contra o crescimento desordenado da cidade.

Os homenageados foram os promotores de Justiça Nelson de Barros O’Reilly Filho e Guilherme Athayde Ribeiro Franco, o delegado da Polícia Civil José Gregório Barreto e o major da Polícia Militar Alexandre Bergamasco.

O presidente do Conseg, David Noronha, que fez sua última reunião à frente da entidade, destacou a importância que essas autoridades tiveram na gestão do Conselho.

“Foi uma reunião de despedida, a minha última à frente do Conseg depois de praticamente seis anos. E as autoridades foram homenageadas justamente por conta do papel de relevância que elas tiveram durante todo esse tempo”, destacou.

Homenageados: promotores Guilherme e Nelson, delegado Barreto e major Bergamasco – (Foto: Divulgação/Conseg)

Noronha descreveu, ainda, a importância que cada uma das autoridades teve durante o tempo em que ele esteve à frente do Conseg.

“O promotor Guilherme foi importantíssimo por todo conteúdo que ele trouxe para o Conseg. Ajudou muito em questões de planejamento urbano, dentro do campo da prevenção sobre drogas e no desenvolvimento de projetos voltados ao social. Já Nelson foi um promotor incansável e determinado. Esteve sempre aberto em se envolver com a sociedade e levou muito a sério todo o trabalho do Conseg. Nelson e Guilherme foram os promotores que estiveram junto nas batalhas do Conselho por meio do Ministério Público”, relembrou.

David Noronha comentou ainda sobre os papeis do delegado José Gregório Barreto e do major Alexandre Bergamasco.

“Barreto nunca mediu esforços para ajudar em tudo que fosse possível. Desenvolveu diversas estratégias com diálogos apaziguadores em todas as situações e com todos os envolvidos. E Bergamasco foi homenageado, dentre outras ações, pelo projeto incrível que implantou na cidade que foi o Vizinhança Solidária. Nesse projeto os moradores de diversos bairros contribuíram para a segurança de suas regiões. O major esteve sempre presente nas ações do Conselho e contribuiu demais durante esse período”, relatou.

Noronha finalizou destacando que se despede da presidência, mas que vai “continuar ajudando o Conseg de alguma maneira”. (F.J)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here