Diversas questões burocráticas ainda tentam ser viabilizadas para a implementação da Ciclovia que ligará São João a Águas da Prata, e esse trabalho é acompanhado de perto pelo MPF (Ministério Público Federal). A medida do órgão visa que seja garantido o uso eficiente de recursos públicos na implementação do empreendimento, assim como a segurança dos ciclistas.
Para que isso seja possível, O MPF instaurou procedimento para acompanhar a construção de uma ciclovia turística entre os municípios paulistas. O projeto prevê que a faixa para bicicletas seja criada ao lado da linha férrea operada atualmente pela concessionária VLI.
Nos dias de hoje, a ferrovia serve ao transporte de cargas, principalmente minérios, mas pode dar lugar a um trem turístico entre as duas cidades, o qual também tem a implementação estudada. A implementação da ciclovia, assim como aponta o MPF, independentemente do tipo de trem adotado, pode estimular o turismo consciente e o comércio na região, além de contribuir com a preservação do bem público.

“A ciclovia pode ser um vetor de conservação do patrimônio ferroviário, caso a linha venha a ser desativada. E mesmo que o transporte de cargas continue em operação, a ciclovia desempenharia um papel importante para a segurança dos ciclistas, ao retirá-los da rodovia”, destaca o procurador Guilherme Rocha Göpfert, responsável pelo procedimento.
Nesse sentido, a fiscalização do MPF também busca garantir que o projeto observe as regras de segurança para construção às margens da linha férrea, com a devida sinalização e distância dos trilhos.
Esta proposta já foi debatida em reunião realizada em agosto desse ano. Um novo encontro com a presença de autoridades municipais e do governo do Estado de São Paulo, representantes da concessionária VLI e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), além do MPF, também já foi realizado.
David Noronha, presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), Rui Souza, presidente da Associação dos Ciclistas, e a bióloga Camila de Oliveira foram os representantes de São João neste encontro. Eles se reuniram com Procurador da República, Guilherme Rocha Gopfert, e com Sérgio Feijão Filho, que é diretor-superintendente da Associação de Preservação das Tradições Ferroviárias.
O Procurador e o diretor-superintendente foram informados, na oportunidade, que já existe uma carta de anuência para transformar a ferrovia por onde a ciclovia passará em linha turística; sendo esse ponto crucial para que o empreendimento possa ser construído às margens da linha férrea.
“O Procurador se mostrou muito animado pela implantação. A gente espera viabilizar tudo que for necessário para a construção da ciclovia”, destacou Rui Souza, presidente da Associação dos Ciclistas, ao O MUNICIPIO.
AGUAÍ E POÇOS
Em meio às negociações para que a ciclovia São João/Prata obtenha autorização e possa ser construída, Aguai e Poços de Caldas também se mostram interessadas no projeto e para que o empreendimento inclua os municípios.
Em fevereiro, conforme revelado por David Noronha, presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), o prefeito de Aguaí, Alexandre Araújo (PSDB), manifestou desejo de também fazer parte do projeto. Com isso, Aguaí pode ser incluída em uma segunda fase da ciclovia, que seria construída depois que o trecho que liga São João e Águas da Prata estivesse finalizado.
Mais recentemente, o presidente da Associação dos Ciclistas de São João, Rui Souza, revelou que Poços de Caldas, por meio da Associação dos Ciclistas da cidade, também se interessou em fazer parte da ciclovia, o que poderia fazer o empreendimento, quando totalmente construído, começar em Aguaí e terminar no município mineiro.
Por Franco Junior.
Bikers Mogiana será lançada oficialmente neste domingo
A Associação Bikers da Mogiana, que já vem atuando em busca de viabilizar a ciclovia, será lançada, oficialmente, neste domingo (11), em evento que será realizado no CSU Durval Nicolau.
No dia do lançamento, ocorrerá o 2º Pedala São João. Os interessados precisam, apenas, contribuir com um quilo de alimento que será destinado a instituições carentes de São João.
A concentração para o Pedala terá início às 7h. Já a saída para o percurso de 10 quilômetros será às 8h.
BIKERS MOGIANA
A entidade já possui uma página criada no Facebook (Bikers Mogiana) em que os interessados em se tornar membros podem se inscrever e onde serão anunciados os eventos organizados pela Associação.
Para mais informações basta entrar em contato com o presidente da Associação Bikers da Mogiana, Rui Souza, pelo telefone (19) 99161.8882. (F.J)