Durante a sessão da Câmara, na segunda-feira (19), o vereador Sebastião Neris (PV) apresentou projeto, desenvolvido por ele, para que a comercialização de canudos de plástico em São João seja proibida. A medida vai ao encontro do que passou a ocorrer em outras cidades do Brasil, como o Rio de Janeiro.
Ao utilizar a Tribuna do Legislativo, Neris salientou o alto tempo de decomposição do canudo de plástico, o que causa danos ao meio ambiente. O edil destacou que a cidade seria pioneira ao aprovar o projeto e se tornar referência a outros municípios da região e do Estado de São Paulo.

EM VIGOR E ALTERNATIVAS
Antes da adesão do Rio de Janeiro à proibição, nas últimas semanas, grandes grupos como Starbucks, McDonald’s, American Airlines, Disney e Marriott anunciaram que já começaram a fazer a transição do plástico para outros materiais e que pretendem abandonar a resina definitivamente nos próximos anos.
Com as empresas se antecipando à legislação para atender à mudança de hábito do consumidor, os fabricantes de canudos de plástico começaram a buscar soluções para adequar a produção a um novo perfil de demanda. Paralelamente, pequenos empreendimentos têm investido no desenvolvimento de materiais alternativos, como acessórios feitos de vidro, bambu, metal e até mesmo papel.
Por Franco Junior.
https://www.google.com.br/amp/s/www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba-e-regiao/camara-aprova-proibicao-a-canudos-de-plastico-em-sorocaba/amp/