O Sindicato Rural sanjoanense, através do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) – Administração Regional de São Paulo -, está finalizando a capacitação de uma nova turma pequenos produtores rurais para atuarem na Feira do Produtor Rural.
Esse ano, são 11 produtores rurais e a partir de novembro eles se unirão à primeira turma que já atende o consumidor na Av. Dr. Durval Nicolau, formando uma única Feira do Produtor Rural no Município do ponto de vista organizacional.
“O objetivo do Programa Feira do Produtor Rural é preparar o pequeno produtor para comercializar sua produção diretamente ao consumidor final, agregando valor à propriedade rural” informa Camila Bassi Teixeira, assessora de planejamento e gestão.
QUARTAS E QUINTAS
Finalizada a capacitação, serão mais sete estandes construídos de bambu pelos próprios produtores rurais durante o Programa, que estarão oferecendo seus produtos diretamente à população. Mas atenção para uma importante mudança no atendimento ao público.
“A Feira do Produtor Rural funcionará duas vezes por semana, em data ainda a ser confirmada: às quartas-feiras, das 16hs às 21hs, na Praça do Santuário do Perpétuo Socorro; e as quintas-feiras, das 16hs às 20hs na Avenida Durval Nicolau, 355. (Jardim da Junta Militar).
Idêntico ao que ocorreu com a primeira turma, a Feira terá acompanhamento do SENAR-AR/SP nas suas quatro primeiras edições e, depois disso, o grupo ganha a sua autonomia passando a ser coordenado pela Comissão Gestora.
Essa comissão é composta por representantes dos produtores rurais que participam da capacitação, pelo Sindicato Rural, que também representa o SENAR, e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente e Departamento de Vigilância Sanitária.
A capacitação desses pequenos produtores rurais é dividida em módulos que discutem normas e procedimentos para a organização do ambiente da Feira, a venda dos seus produtos, a identificação dos produtos existentes na propriedade e que podem ser comercializados, bem como o planejamento da produção, as técnicas de comercialização, exposição de produtos e gestão do negócio.