Prefeitura realiza demolição parcial de imóvel às margens do Córrego São João

Por Bruno Manson
[email protected]

A Prefeitura de São João da Boa Vista realizou a demolição parcial de um imóvel situado às margens do Córrego São João, próximo à ponte da rua Campos Salles, na região central. A ação foi realizada uma vez que a estrutura estava comprometida por conta das recentes chuvas, apresentando risco de queda.

Na quarta-feira (5), a tempestade que atingiu a cidade causou alagamentos em alguns pontos próximos ao rio. Devido ao grande volume de chuva, a saída das águas pela ponte da rua Campos Salles provocou uma erosão e destruiu o muro de contenção do Córrego São João, danificando as demais instalações — no local há um barracão vazio e uma garagem, sem moradores. Parte da estrutura colapsou e a Defesa Civil, após vistoria, interditou parcialmente o imóvel. “Segundo relatos, muitos galhos de árvores e lixo descartado nas ruas enroscaram sob um dos vãos da ponte, provocando acúmulo de água e aumentando a pressão de vazão no outro vão, atingindo diretamente o muro que colapsou”, contou Fernando Medeiros, coordenador do órgão.

SITUAÇÃO GRAVE

O imóvel passou por uma avaliação mais detalhada, ocasião em que foi constatada a gravidade da situação. De acordo com o relatório, o colapso do muro de contenção na margem do córrego, agravado pelo processo de erosão acelerado pelas chuvas, resultou em risco iminente de desabamento de parte da edificação. Conforme análise técnica, a permanência da estrutura representava uma ameaça direta, com potencial para obstruir o leito do córrego, o que poderia desencadear inundações nas áreas vizinhas e colocar em perigo a integridade física de moradores e transeuntes.

NO CHÃO

De acordo com a prefeitura, a demolição abrangeu um cômodo e a garagem do imóvel, pois eram as áreas mais críticas identificadas no laudo. O serviço teve início na terça-feira (11) e foi executado pela equipe do Departamento de Obras. Os trabalhos foram concluídos na manhã de quarta-feira (12) e tiveram o acompanhamento da Defesa Civil.

Antes: imóvel situado às margens do Córrego são João teve estrutura danificada e apresentava risco de queda (Fotos: Divulgação/Prefeitura de São João)
Depois: após vistoria, prefeitura realizou a demolição de cômodo e a garagem do imóvel durante a semana
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here