Por Bruno Manson
[email protected]
Com o objetivo fomentar a geração de postos de trabalho, a qualificação profissional e o empreendedorismo local, o Feirão do Emprego atraiu um grande público na quarta-feira (10) na sede social do Palmeiras Futebol Clube, em São João da Boa Vista. O evento foi promovido pelo Departamento de Desenvolvimento Econômico e envolveu empresas, instituições de ensino, órgãos públicos e a população.
De acordo com a organização, aproximadamente 600 pessoas participaram da programação que contou com uma área de recrutamento e seleção, onde as empresas participantes receberam currículos e realizaram entrevistas e triagens. Ainda houve um espaço dedicado aqueles que estão em busca de estágio ou mesmo do Programa Jovem Aprendiz, além de atendimento com orientações para quem deseja empreender.

PARTICIPANTES
O Feirão do Emprego reuniu 14 empresas oferecendo mais de 80 vagas em setores como comércio, indústria e serviços. Entre as participantes estavam: Unimed, Bauer, NB, Unique, Iberia, Têxtil São João e os supermercados Spasso Sabores, Fonseca e PagMenos. Também marcaram presença o UniFAE e o UniFEOB, além de instituições como Instituto Mix, Boticário, Senai e Senac, que também contribuíram com orientação e informações sobre capacitação profissional.
RESULTADO POSITIVO
Ao final do Feirão do Emprego, cerca de 50 candidatos foram chamados para iniciar período de experiência, marcando um saldo positivo para quem busca inserção ou recolocação no mercado de trabalho. O resultado foi celebrado pelo diretor Vanderlei Simionato, responsável pelo Desenvolvimento Econômico. De acordo com ele, a adesão massiva da população e o engajamento das empresas fizeram a diferença. “O Feirão cumpriu um papel importante, principalmente, na orientação profissional dos candidatos, por meio do encaminhamento para cursos de qualificação oferecidos pelas instituições parceiras”, observou.
TRABALHO CONTÍNUO
Segundo o diretor, os trabalhos ainda prosseguem. Os currículos entregues durante o evento serão triados pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que fará o cruzamento entre perfil dos candidatos e demandas do mercado. Desta forma, aqueles que não forem selecionados de imediato serão orientados sobre cursos de capacitação e formação profissional, em sintonia com as exigências atuais do setor produtivo.




