Por Bruno Manson
[email protected]
A escalada da dengue prossegue em São João da Boa Vista. De acordo com os dados mais recentes do Departamento de Saúde, 7.496 pessoas já contraíram a doença no município neste ano. O balanço da Vigilância Epidemiológica foi divulgado nesta sexta-feira (12). Ao todo, duas mortes foram confirmadas e outras duas ainda estão em investigação.

Segundo o boletim, 11.122 notificações foram feitas neste primeiro semestre de 2024. Conforme apurado, 3.515 casos deram negativos, enquanto que 111 pacientes aguardam os resultados dos exames.
Em meio a esse cenário preocupante, o órgão alerta a população para que procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima em caso de suspeita da doença. Os principais sintomas da dengue são febre alta e dores de cabeça, atrás dos olhos, no corpo e nas juntas, além de manchas na pele.
CONSCIENTIZAÇÃO
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, responsável também pela propagação da febre amarela, zika e chikungunya. Este inseto deposita seus ovos em locais com água parada, o que torna necessário a conscientização da população para ajudar no combate da doença.
Para isso, torna-se fundamental zelar pela limpeza de seus imóveis, evitando materiais que acumulem água como latas, embalagens, copos plásticos, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
EPIDEMIA
O Brasil enfrenta a pior epidemia de dengue da sua história. Entre o início de janeiro e o final de junho, o Ministério da Saúde registrou 4.333 mortes pela doença. Com isso, o País observou uma média de 23,8 óbitos diários no primeiro semestre. Até a manhã de quinta-feira (11), 4.500 mortes por dengue haviam sido confirmadas em todo o território nacional e outras 2.529 estão sob investigação.
O número de óbitos pela doença em 2024, observado até o momento — em menos de sete meses — é maior do que a soma dos dados dos últimos sete anos. Com 1.179 mortes em 2023, 1.053 em 2022, 315 em 2021, 583 em 2020, 820 em 2019, 201 em 2018 e 180 em 2017, o período citado contabilizou 4.331 mortes.




