Terminal Urbano terá sala de inclusão digital e educacional

Por Ignácio Garcia
[email protected]

Parceria firmada entre o campus São João da Boa Vista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e a Prefeitura possibilitará, em até dois meses, a criação de um telecentro, espaço para a promoção da inclusão digital e educacional na cidade.

Previsto para ser implantado no desativado espaço AcessaSP, localizado no Terminal Urbano central, o projeto disponibilizará ações formativas nas áreas de tecnologia e emprego, como curso básico para uso de computadores, acesso à Internet, edição de textos, elaboração de currículos, além de acesso a serviços públicos.

Telecentro: espaço no antigo AcessaSP será cedido para a implantação do projeto (Divulgação/IFSP São João)

O acordo de cooperação técnica foi assinado pelo diretor-geral campus, o professor Diego Valente, e pela prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza (PL), na manhã de quinta-feira (7), nas dependências da instituição de ensino sanjoanense. A parceria também foi assinada pelo reitor do IFSP, professor Silmário dos Santos.

Ao Instituto Federal caberá disponibilizar equipamentos, instrutores e ações formativas, enquanto a administração municipal cederá espaço e a infraestrutura para o telecentro. A ideia, segundo a proposta é oferecer acesso gratuito e orientação para uso da população, o que inclui capacitar para o acesso e navegação, visando a busca pela democratização ao mundo digital. Além disso, o espaço será utilizado para ações educacionais de interesse comunitário.

Osires Colosso Filho, diretor do Departamento Municipal de Desenvolvimento Econômico, e Kelly Cristina Evaristo, chefe de Políticas de Emprego e Renda, também participaram do encontro.

PROJETO ITINERANTE

Outro meio que será cedido pelo IFSP será um laboratório móvel — adaptado em um contêiner. A proposta itinerante de promoção de cursos possibilitará levar atividades a diversos bairros de São João, além dos equipamentos e oferta de formações. Caberá à Prefeitura o transporte do contêiner, sua manutenção, instalações de energia, internet e segurança.

Pelo projeto, cursos serão destinados a toda a sociedade, em especial aos grupos em vulnerabilidade social. As temáticas serão desenvolvidas buscando o cooperativismo, a formação para o trabalho e para a vida, além de empreendedorismo, tecnologias, inclusão social/digital, entre outras demandas.

INVESTINDO EM EDUCAÇÃO

“É uma forma de devolvermos à comunidade tudo que desenvolvemos dentro da instituição, cumprindo nosso papel social e sendo entes transformadores por meio da educação de qualidade. Acreditamos que o projeto será um sucesso”, declarou o diretor-geral do campus São João do IFSP, professor Diego Valente, que ainda destacou o envolvimento da instituição de ensino com outras demandas locais: o Cursinho Popular Sanjoanense (CSP) e a camerata.

Já a prefeita Teresinha agradeceu ao Instituto Federal pela parceria e destacou a relevância da educação para a melhoria da vida dos cidadãos. “Estamos dando oportunidades e buscando atingir o maior número de pessoas, para que possam realizar seus sonhos por meio da capacitação, principalmente aqueles que mais necessitam”, disse.

Priscila Cabreira de Freitas, coordenadora dos projetos de inclusão social e digital do IF, explica que as ações devem ser implementadas em até 60 dias. “Estamos na etapa de organização dos trabalhos, com o levantamento das demandas e estruturação dos locais (contêiner e telecentro) para receber os alunos”, finalizou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here