Finalizou na quarta-feira, 31 de janeiro, o prazo para que os 173 funcionários do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de dez cidades da região recebessem o 13º salário. De acordo com profissionais do Serviço, o benefício, que era para ter sido pago em dezembro, seria liquidado até o final do mês passado, o que não ocorreu.
O Samu, administrado pelo Conderg (Consórcio de Desenvolvimento da Região de São João da Boa Vista), mantém profissionais com recursos custeados pelo governo federal (50%) e municípios (50%), que repassam R$ 1,10 por habitante, valor insuficiente para pagar o 13° aos funcionários.
A reportagem do O MUNICIPIO apurou que o impasse permanece e a data para o pagamento é indefinida, já que o empréstimo junto à Caixa Econômica Federal dependia de liberação. Os funcionários amargam na expectativa de uma solução na próxima semana.
Anteontem (1º), fontes informaram que o contrato, celebrado entre o Conderg e a Secretaria de Estado de Saúde para a liberação dos valores, teria sido assinado entre 24 e 25 de janeiro, que o documento ainda seria registrado em cartório e logo em seguida repassado ao banco, que liberaria o recurso que, inclusive, já estaria depositado em uma conta judicial.
00Por telefone, a reportagem tentou falar com a coordenadora do Conderg, Rita de Cássia Peres Teixeira Zanata, mas foi informada que Rita estava em reunião o presidente do Consórcio, o também prefeito de Vargem Grande do Sul, Amarildo Duzi Moares.
Na edição do O MUNICIPIO de 27 de janeiro, o próprio Amarildo informou acreditar que o benefício fosse pago já no começo de fevereiro, o que não ocorreu.
ATRASOS
Os atrasos do benefício têm sido recorrentes nos últimos anos, inclusive de salários. Com a demora na liberação do benefício, muitos funcionários do Samu têm amargado o comprometimento da renda mensal e ficado com o orçamento às mínguas, especialmente por causa dos gastos habituais de começo de ano – IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), entre outros.




