Ela veio a nós e se fez Padroeira

Por Daniela Prado
[email protected]

Na próxima semana, mais precisamente na terça-feira (12), é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a santa Padroeira do Brasil, que curiosamente aqui se apresentou de maneira física — sob a imagem de uma estátua, retirada das águas do Rio Paraíba do Sul.

Na Basílica: Imagem é venerada de dentro de ‘redoma’ (Arquivo Pessoal/Luciana Carvalho de Oliveira Junqueira)

A historiadora Juliana Dominato Martins, especialista em História do Brasil, lembra que o Brasil do ano em que Nossa Senhora foi ‘resgatada’ do rio era o do ano de 1717 — ainda colônia de Portugal e escravocrata.

“Sua economia era basicamente voltada para a produção de cana de açúcar e acabava de se iniciar na mineração. Sociedade constituída por brancos portugueses, negros escravizados e indígenas – sim, não podemos esquecê-los”, disse Juliana.

Para ver mais, assine O MUNICIPIO impresso ou digital

(19) 3633-1666

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here