Vereadores estão de olho nas ações contra Covid-19

Câmara: criação de comissão própria divide opiniões (Reprodução/Câmara Municipal)

Com as mortes causadas pelo novo coronavírus, além do expressivo aumento de infectados e a lotação dos leitos destinados aos pacientes de Covid-19, a criação de novo comitê de enfrentamento à pandemia torna-se fundamental para nortear as ações da Prefeitura de São João da Boa Vista. Contudo, este órgão ainda não foi criado e a Câmara Municipal está atenta às ações desenvolvidas pela administração municipal.

Em entrevista ao O MUNICIPIO, o presidente da Casa de Leis, Rui Nova Onda (DEM), destacou que tem acompanhado as ações do Poder Executivo e se inteirado sobre a criação do comitê de enfrentamento. “Nesta primeira quinzena de governo estive, por várias vezes, em contato com a prefeita Teresinha (DEM) tratando sobre diversos temas”, afirmou. “Teresinha ainda está na primeira quinzena de governo e os membros do comitê anterior haviam sido nomeados por outra administração. Agora, as ações contra a Covid-19 estão nas mãos do Departamento de Saúde, cujo diretor foi nomeado pela administração atual. A prefeita já informou que, nos próximos dias, novos nomes farão parte do comitê”, revelou.

De acordo com ele, a possibilidade do Poder Legislativo criar uma comissão própria para acompanhar e fiscalizar as ações de combate à Covid-19 não seria viável. “A Câmara em si já é um órgão fiscalizador das ações do Executivo e cada vereador tem feito seu papel. Não entendo que a formação de uma comissão paralela venha a contribuir neste momento. Temos que pensar, juntos, em favor de São João da Boa Vista”, alegou.

OPINIÕES

Acompanhando as ações da Prefeitura, por meio dos meios oficiais de comunicação e redes sociais, Gustavo Belloni (PODE) afirma que o fato da administração municipal ainda não ter organizado um comitê de enfrentamento é preocupante. “Tendo em vista a complexidade do tema, é um fato preocupante, pois a ação conjunta de vários segmentos da sociedade é importante para validar as decisões locais”, disse. Para o edil, a possibilidade do Legislativo ter uma comissão própria seria bem-vinda. “É uma ação extremamente positiva, mas a criação dependerá da concordância dos demais vereadores”.

Carlos Gomes (PL) explica que tem fiscalizado as ações do Executivo de forma equilibrada, uma vez que a atual gestão foi empossada recentemente. “Acho que o que foi possível ser feito de imediato, ela fez”, avaliou. “A prefeita assumiu o cargo há apenas duas semanas. Levando-se em conta que o comitê nomeado pela administração passada conta com profissionais gabaritados, acredito que Teresinha esteja se inteirando primeiramente de todos os fatos ocorridos e realizados durante a pandemia para fazer a nomeação de um novo comitê, de forma equilibrada e responsável, o que, esperamos, deva ser feito em breve”, comentou. “Tudo o que a Câmara entender ser feito para melhorar a vida de nossa gente será feito, mudado ou criado. Todos os vereadores estão muito empenhados nessa missão de fazer sempre o melhor para nossa cidade”, destacou.

Para Titi (PSDB), como a criação de um comitê de enfrentamento à pandemia é prerrogativa do Executivo, o órgão deve ser formado, de preferência, com a maioria de membros ligados à área da Saúde. “Em caso da prefeita ter que tomar alguma decisão de combate à Covid-19, além de seu conhecimento, poderá ter embasamento técnico para sua decisão final”, relatou.

Em relação à Câmara formar uma comissão para acompanhar as ações de combate à pandemia, o edil afirma ser favorável a esta medida ainda durante o período de recesso. “No dia 15 de fevereiro vão ser formadas as comissões permanentes, como Justiça, Finanças e também de Saúde, que poderia assumir este papel”, opinou.

Outra sugestão do vereador seria a participação de um representante da Câmara no comitê a ser formado. “Lembrando sempre que, independente de comissão, nós [vereadores] temos a prerrogativa e o dever de agirmos no interesse da população. Sinceramente, espero que os segmentos da sociedade se unam, para combatermos este mal que prejudica a todos”, finalizou.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here