Sanjoanenses ‘conhecem’ Leonardo da Vinci em exposição

(Daniela Prado/O MUNICIPIO)

A exposição ‘Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio’, que marca a inauguração do MIS Experience, espaço localizado na rua Vladimir Herzog, 75, no bairro Água Branca, na capital paulista, com foco em exposições imersivas, fica em cartaz até o dia 31 de maio.
Para adquirir ingressos basta acessar https://www.mis-sp.org.br/mis-experience, lembrando que esta exposição foi concebida pela Grande Exhibitions e Pascal Cotte.

A reportagem do O MUNICIPIO esteve no local e passeou pelos diversos ambientes que separam, por espécie, as inúmeras contribuições que Leonardo da Vinci deixou para a humanidade, com destaque para a sala imersiva, que leva os visitantes para dentro de quadros como A Última Ceia, Mona Lisa e outros, com justificativas sobre o processo criativo deles.

Alguns estudantes sanjoanenses também passaram pelo MIS Experience e contam um pouco desta ‘viagem’ pelo legado de Da Vinci que a exposição proporciona.

“Foi maravilhoso poder ver de perto a genialidade do Da Vinci. Pintor, escultor, cientista, matemático, anatomista, inventor. Um polímata. Incrível presenciar suas obras, engenhosidades, enfim, seus pensamentos. Saí de lá me perguntando ‘como um só cérebro pode compreender tão bem toda uma atmosfera que surpreenda tanto pelo teor artístico e ser tão inventivo?’ Acho muito difícil falar sobre o que mais me chamou atenção, mas a parte que eu mais gostei foi da interatividade do museu ao usar recursos semióticos, da reprodução da imagem e som, ao mesmo tempo. Eu me senti, com isso, mais próximo das obras e da magnitude de Da Vinci”, comenta Ronaldo Noronha Paiva, estudante do ensino médio.

Na sala imersiva: visitantes sentem-se ‘dentro’ das obras (Daniela Prado/O MUNICIPIO)

Júlia Combe, também estudante do cursinho, considerou uma experiência de muito aprendizado, que a fez compreender, com Da Vinci, como se deu a própria evolução humana.

“Além das outras salas de exposição, a que mais me chamou atenção foi a última, falando do quadro ‘Mona Lisa’. Adorei ler curiosidades e segredos do quadro, observando desde o esboço à obra final. Acredito que o Museu apresentou as informações com clareza, com um vocabulário fácil de ser compreendido por todos. Ao final da exposição, as obras de Maurício de Sousa, associadas ao Leonardo da Vinci, estavam lá e achei genial, pois mostra um pouco do ‘mundo’ dos artistas brasileiros, tão importantes. Foi uma experiência única, vi coisas que nunca pensei que veria, como os cadernos de Leonardo, com seus desenhos super detalhados e complexos”, diz Julia.

E Luís Otávio Estevam também adorou a exposição e acentua que “Leonardo da Vinci era realmente um gênio, um homem à frente de seu tempo. O que mais me chamou a atenção foram os desenhos anatômicos, extremamente detalhados e precisos. Também me surpreendi pelos princípios de mecânica que Leonardo desenvolveu e que até hoje são utilizados nas máquinas, construções e dispositivos tecnológicos. Sem contar as inúmeras obras de arte que podem ser apreciadas e estudadas na exposição”, finaliza Luís Otávio.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here