
A partir deste final de semana, o descarte irregular de lixo começará a ser multado em São João da Boa Vista. A medida, implantada pela Prefeitura de São João, visa coibir a ação que tem ocorrido em diversos pontos da cidade. Valor da autuação, que será aplicada por fiscais da administração municipal, será de R$ 1.800.
De acordo com o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho (MDB), em entrevista concedida ao programa de rádio semanal da prefeitura, os fiscais da administração municipal irão fotografar a ação dos infratores e as multas já serão aplicadas no dia seguinte ao descarte irregular.
“Não existe razão para descarte irregular em São João. Temos coletas de lixo todo dia na cidade, coleta cata-treco em diversos dias da semana e a coleta seletiva uma vez por semana, em cada região da cidade. Mesmo com todas essas ações, o descarte de maneira irregular tem ocorrido com frequência, principalmente na rua Mateus Delalibera [próxima ao Vale Verde], na estrada que é caminho para a Fazenda da Cachoeira e também na Serra da Paulista. Por conta disso, decidimos tomar essa medida para acabar com essa situação”, pontuou.
O prefeito enfatizou que os demais sanjoanenses, que passam por esses pontos de descarte irregular, “não são obrigados a suportar o lixo do outro”.
“Vamos aplicar uma multa realmente pesada, pois não vamos tolerar mais descarte irregular de lixo em São João. Se os fiscais que já temos não forem suficientes para acabarmos com essa situação, vamos contratar mais para que esse tipo de ação deixe de ocorrer [no município]”.
FISCALIZAÇÃO
A decisão de começar a multar os infratores surgiu, assim como explicou Vanderlei, de uma reunião com diversos departamentos da prefeitura. E ficou decidido que os fiscais irão trabalhar 24 horas por dia, por meio de escalas. Os profissionais irão fotografar os infratores e, posteriormente, as autuações serão aplicadas.
“Cada fiscal irá trabalhar com uma câmera. Eles não abordarão ninguém no momento do descarte irregular. Eles vão tirar a foto [do veículo utilizado pelo infrator] e no outro dia [o mesmo] será multado”.
A partir do momento em que a fiscalização tiver início, o prefeito ressaltou que, caso necessário, novos profissionais serão contratados.
“Inicialmente os fiscais trabalharão nos pontos em que existem mais reclamações deste tipo de ação irregular. Com o passar do tempo, vamos adaptando e verificando se é necessário mais fiscais para serem colocados em outros pontos da cidade. Esse tipo de ação precisa acabar, pois traz um problema sério de saúde pública como, por exemplo, mosquitos da dengue e animais peçonhentos”, concluiu.





E se o veículo estiver em nome de outra pessoa, como vai fazer, cada fiscal vai ter que ficar sentando dia e noite nesses locais de segunda a segunda , pq isso já virou sistemático na cidade
Adorei a iniciativa e ainda deixo uma ideia que vi em outra cidade que tem um drone pra fiscalizar veste tipo de conduta, o infrator nem vê que está sendo monitorado, outra alternativa seria um canal que os próprios moradores poderiam mandar fotos denunciando..
Prefeito, a ideia é educar ou multar? Se for multar, está perfeito. Se for educar, não vejo porque os agentes não abordarem as pessoas e explicarem ose problemas oriundos dessas ações. Agora, em locais como próximo ao Vale Verde, onde parece um lixão, gostaria de saber qual o modo correto de descarte já que os caminhões não passam na frente de todas as prioridades e não há uma caçamba ou outra forma adequada para descarte.