Mutirão visita mais de 2.000 imóveis em busca de focos de dengue

Limpeza: equipes da prefeitura durante mutirões que já foram realizados na cidade (Divulgação/Prefeitura de São João)

Mais de 2.000 imóveis localizados na região da Vila Brasil foram visitados na manhã de sábado (14), durante o 8º Mutirão “Todos contra o Aedes Aegypti”. Na ação, coordenada pelos Departamentos de Saúde e Meio Ambiente da Prefeitura de São João da Boa Vista, equipes de agentes comunitários de saúde e agentes ambientais visitaram 77 quadras distribuídas nos bairros Vila Brasil, Jardim São Paulo e Nova República (4 etapas).

Os profissionais orientaram os moradores, distribuíram panfletos e observaram se as residências continham objetos que pudessem se tornar criadouros do mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

Caminhões fornecidos pela administração municipal ajudaram a retirar os objetos deixados na calçada pelos donos das moradias. Antes de iniciarem os trabalhos, os agentes se concentram na Unidade de Saúde do Jardim São Paulo.

De acordo com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), o diferencial deste mutirão foi a retirada de enorme quantidade de materiais inservíveis.

“Embora a Prefeitura realize diariamente os serviços de coleta cata treco e coleta seletiva, moradores ainda mantêm o hábito de acumular materiais em suas residências”, afirma o chefe do Setor de Vigilância Ambiental, Marcelo Menato.

O mutirão foi realizado na região da Vila Brasil devido ao resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) ter constatado que os bairros visitados apresentaram maior índice de larvas do mosquito.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here