Dança e pilates podem atenuar sintomas da fibromialgia

Fibromialgia é uma síndrome do tecido fibroso e muscular cujas causas ainda são desconhecidas, mas caracteriza-se principalmente por provocar em seus pacientes – a maioria mulheres- uma dor generalizada, que perdura por longos períodos, aumentando a sensibilidade nas articulações, músculos, tendões e em outros tecidos ‘moles’.

Além desses sintomas, a fibromialgia também gera fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade. Contudo, certas dores musculares podem ser atenuadas com medicamentos e exercícios físicos, como pilates e até a dança.

A educadora física, professora de dança e bailarina Elaine Juliari, pós-graduada em Artes da Cena/dança contemporânea pela Unicamp e formada em Ballet Clássico pela escola Bolshoi do Brasil, no Estado de Santa Catarina, esclarece que dançar, independentemente do estilo escolhido, realmente pode beneficiar a saúde de mulheres que têm fibromialgia.

“Isso porque a dança melhora a dor, sono, capacidade funcional e auto imagem das pacientes fibromialgicas. A melhora da qualidade de vida e a aderência destes pacientes fazem desta intervenção (dança), uma nova e segura estratégia terapêutica para mulheres com fibromialgia”, salientou.

Dança do ventre: melhora as dores, a resistência e o estado geral de saúde, aumenta a vitalidade, estimula os relacionamentos sociais, se comparada a resultados dos exercícios regulares convencionais – (Foto: Reprodução/Internet)

E destaca que, em relação a modalidade de dança escolhida por essas pacientes, não existe nenhuma que seja contra indicada. “Dos diversos estilos como ballet, dança de salão, entre outras, a dança do ventre é estritamente feminina, na qual são realizados movimentos lentos e sinuosos ou rápidos e marcados. Por meio das atividades ritmadas proporcionadas pela dança conseguimos modular a contração e relaxamento muscular”, observou, acrescentando que, ao dançar, a intensidade, velocidade e duração dos movimentos possibilitam o controle corporal de forma segmentada, individualizando o trabalho de quadril, tronco e membros.

Mas, seja qual desses estilos o que se deseja praticar, é sempre aconselhável que a paciente com fibromialgia o escolha tendo o aval de seu médico. “Como em qualquer atividade física, um laudo médico é super recomendado, até para que o professor também tenha conhecimento de qual o tipo de aluno e a realidade física ele terá que trabalhar. Assim, o professor fará um trabalho mais consistente, sério e eficaz, buscando o resultado que o aluno precisa e espera”, concluiu a professora de dança.

Elaine está sempre participando de workshops, oficinas de dança e saúde, visando oferecer qualidade de vida a seus alunos e recentemente esteve nos Estados Unidos, realizando uma especialização em jazz na Broadway Dance Center.

Para contatá-la, acesse pelo Facebook.com/StudioPersonalElaineJuliari/ ou pelo Instagram: @StudioPersonalDanceElaineJuliari.

Por Daniela Prado.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here