São João recebe exposição ‘Pintando as Emoções’

Da Redação

Depois de ser inaugurada em Londrina (PR) e passar por Limeira (SP), a exposição itinerante ‘Pintando as Emoções’, resultado do trabalho realizado por 32 colaboradores da Sicredi União PR/SP, será aberta na quarta-feira (21), na agência Mantiqueira da instituição financeira cooperativa, localizada na cidade de São João da Boa Vista, na região Centro Leste Paulista.

Pintando as Emoções: Lara Pimenta Ganassin é responsável pelo projeto dentro da cooperativa (Fotos: Divulgação/Engenho da Notícia)

A mostra apresenta o trabalho artístico de pessoas que tem algum tipo de deficiência intelectual e que encontraram na pintura uma forma de enfrentar a ansiedade e a angustias provocadas pelo período de isolamento social, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Dos 32 colaboradores participantes, 24 prestavam serviços para a cooperativa de crédito a partir de salas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), nas cidade de Maringá e Nova Esperança, ambas no Paraná, e outros oitos já haviam sido inseridos na rotina das agências, num trabalho desenvolvido por meio do Projeto Eu Coopero com a Inclusão.

Desde que eles foram para casa, a cooperativa vem realizando várias atividades remotas, como lives com a participação de diretores da instituição e oficinas variadas, especialmente para esse público e foi na pintura que encontraram a melhor forma de se expressarem. Para tanto, cada colaborador recebeu, em casa, telas e todo o material necessário para o trabalho.

“A deficiência intelectual é uma das muitas características que eles possuem e, aqui na Sicredi, nosso papel é encontrar as potencialidades que eles têm e desenvolvê-las, com os recursos adequados para isso. E assim, eles têm condições de interagir e cooperar com a comunidade”, comentou Lara Pimenta Ganassin, responsável pelo projeto dentro da cooperativa.

Exposição: será aberta na quarta-feira (21), na Sicred, agência Mantiqueira

A exposição é itinerante e foi inaugurada primeiramente no espaço CoopConecta, em Londrina (PR). Depois, partiu para outras agências no interior de São Paulo, sendo Limeira a primeira a receber a mostra e agora São João da Boa Vista.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here