Há 50 anos, São João sediava Brasileiro de Natação

Seleção: os sanjoanenses Atílio e Denize, como eram conhecidos, colaboraram para o título (Fotos: Arquivo/José Marcondes)

Neste mês de maio, São João da Boa Vista comemora o cinquentenário de uma das principais competições esportivas recebidas na história da cidade, o 11º Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação.

A Seleção Paulista não vencia o campeonato nacional há seis anos, mas foi em São João, mais especificamente na piscina olímpica da Sociedade Esportiva Sanjoanense, que os paulistas se sagraram campeões, com dois sanjoanenses contribuindo com esse título: Atílio Gallo Lopes, que foi ouro na prova dos 200 metros costas, e Denize Sibin, que também recebeu a medalha dourada no revezamento 4×100 metros. Eles conquistaram vaga na seleção por conta dos bons resultados que tiveram em eliminatórias.

Na ocasião, o Estado de São Paulo teve 40 medalhas, Rio de Janeiro 33 e a delegação de Rio Grande do Sul 13. Na contagem geral, os paulistas tiveram 298 pontos contra 241 dos cariocas. Os gaúchos ficaram em terceiro lugar e, completando a classificação, Ceará em quarto e Mato Grosso em quinto, que pela primeira vez participou do torneio.

CIDADE SEDE

De 6 a 9 de maio de 1971, São João parou para receber os melhores nadadores do Brasil. Pela primeira vez na história o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação foi sede em uma cidade do interior. A piscina olímpica da Esportiva Sanjoanense, que tinha sido inaugurada há 15 anos, obteve um dos maiores públicos de todos os tempos do clube.

A reportagem conversou com o professor José Marcondes, 83, que era o treinador de natação da Esportiva na época.

“Teve uma reunião no DEF-SP [Departamento de Educação Física do Estado de São Paulo] para ver quem ia sediar o Campeonato Brasileiro, que a princípio seria no clube do Corinthians ou Pinheiros, mas eles tinham alguns problemas, então o plano B seria o Rio de Janeiro, mas também estava com complicações”, disse.

Com incertezas de onde seria a sede do Brasileiro de 1971, o presidente da Federação Paulista de Natação (FPN), doutor Arnaldo José Ponzio dos Santos, sugeriu sediar em São João, já que a cidade tinha realizado diversos campeonatos estaduais e regionais com sucesso.

“Na hora já ligamos para a Prefeitura [de São João] e o Radar atendeu, ele era o secretário de esportes na época, que passou para o prefeito, o doutor Oscar Pirajá Martins Filho, e falamos da oportunidade de São João sediar o Brasileiro de Natação, ele se interessou na hora, ficou muito entusiasmado”, contou.

Monumento: idealizado pelo professor José Marcondes e ficava no centro da cidade

A COMPETIÇÃO

A abertura foi realizada no dia 6 de maio (quinta-feira), no Centro Recreativo Sanjoanense, com o comando do doutor Arnaldo, presidente da FPN. Após a cerimônia, teve um coquetel na sede da Esportiva.

Inaugurado o torneio, teve desfile das delegações na piscina do clube e, em seguida, o início das provas. O Brasileiro de Natação encerrou no domingo (9).

Entre os competidores, São João recebeu nomes importantes da natação brasileira, como o de Lucy Mauriti Burle, do Rio de Janeiro, a mais veloz sul-americana; também da delegação carioca, Pedro Ziti, campeão brasileiro no nado costas; teve Gustavo Sisson, do Rio Grande do Sul, recordista sul-americano dos 1.500 metros; e por fim, Rui Tadeu de Aquino, o mais rápido nadador paulista.

No sábado e no domingo teve exibição de saltos ornamentais, no trampolim da Esportiva, para agradar o público presente.

Durante a competição foi colocado um monumento em frente à praça Cel. Joaquim José. Este portal foi idealizado pelo professor José Marcondes, que tinha como referência os arcos olímpicos.

Ouro: delegação da Seleção Paulista que se sagrou campeã do Brasileiro de Natação após seis anos

SÃO JOÃO NA TELEVISÃO

A competição foi televisionada pela Tupi e Globo, além de jornais impressos como O MUNICIPIO, Diário de São Paulo, Estado de S. Paulo, Folha de São Paulo, Notícias Populares e A Gazeta Esportiva.

Foi a primeira vez que a cidade foi mostrada em grande proporção para todo o País, alavancando que a cidade ficasse mais conhecida.

“O Brasil inteiro pôde acompanhar São João, eles mostravam bastante as montanhas e na época foi um comentário muito grande. A natação contribuiu muito para o crescimento da cidade e é a modalidade que mais trouxe medalhas para São João”, finalizou.