Sanjoanense estreou pelo Guarani e quer ganhar títulos

Campeonato Paulista: Caio já estreou pelo Guarani na competição mais difícil do País (Divulgação/Arquivo Pessoal)

No dia 2 de abril o Guarani Futebol Clube, de Campinas (SP), completará 110 anos de história. Durante esse tempo, muitos craques vestiram a camisa bugrina. Atletas que se tornaram ídolos de uma torcida apaixonada. Apesar de não viver uma boa fase, o Guarani é o primeiro e único time do interior a conquistar um Campeonato Brasileiro, lá em 1978.
Quem já pode dizer que faz parte dessa história mais que centenária é o sanjoanense e meio-campista Caio Henrique dos Santos, de 20 anos, que está na equipe principal do Guarani com contrato até 2024, e pretende ajudar o Bugre a realizar uma boa temporada.

Desde pequeno, Caio já tinha o sonho de ser um jogador profissional de futebol. Como muitas crianças do Brasil, começou jogando na rua, mas desde novo já mostrava que tinha intimidade com a bola.

“O primeiro lugar que comecei a treinar em São João foi no CSU/Durval, que é lá no meu bairro mesmo, comecei com oito anos e meu maior incentivador sempre foi meu avô, o Seu Tião. Depois ainda joguei no Palmeiras e no CSU/DER”, contou.

A primeira oportunidade que Caio teve de sair da cidade para jogar futebol foi em 2014, com indicação do Felipe Lopes (hoje observador técnico do Athletico Paranaense) que era o treinador do Caio na época do Palmeiras de São João.

Caio disputou o Campeonato Paulista da categoria, defendendo o Clube Atlético Lemense, de Leme (SP). Depois disso, só voltou a sair de São João para jogar em 2018, quando atuou pela Brasil Top Skills (BTS), de Mogi Guaçu (SP), e foi campeão da 20ª Taça São João Unifeob, na categoria sub-18, em 2019.

De lá foi parar no Vila Nova (GO), evoluiu tecnicamente e taticamente, até ter a chance de jogar outro Campeonato Paulista Sub-20, agora pela equipe do Catanduva. Após jogar a competição, finalmente chegou ao Guarani.

CHEGADA

A chegada no Guarani foi por conta de um amistoso que Caio fez contra eles, onde agradou a comissão bugrina.

“Logo depois desse amistoso, fui chamado para fazer um período de teste, consegui ser aprovado e já comecei a treinar com a equipe sub-20. Agora o processo até chegar no profissional, foi por conta de um campeonato que íamos disputar, a Copa Paulista, que já é uma competição profissional, mas a gente ia disputar com nossa equipe sub-23, para dar rodagem aos atletas da base”, disse.

Caio começou a competição no banco de reservas, mas teve um jogo que o técnico precisou dele e ele correspondeu.

“A comissão técnica do time principal estava assistindo a esse jogo que entrei e fui bem nessa partida; depois daquele jogo, fui titular todos os jogos, até nossa eliminação no campeonato. Logo após o término, fui chamado para um período de testes novamente, só que dessa vez junto do time principal, onde o técnico na época era o Felipe Conceição, e ele me subiu definitivamente para ser usado na sequência do Campeonato Brasileiro da Série B de 2020. Na mesma semana já fui convocado para o jogo, depois na minha próxima convocação já consegui fazer minha estreia no Brasileiro, e agora estou dando sequência no Paulista”, comentou Caio, que no primeiro jogo do Paulistão, na derrota para o Ituano, entrou faltando nove minutos e estreou no principal estadual do País.

HOJE E SEMPRE GUARANI

O Guarani completou, em 2020, uma década sem disputar nenhuma edição da divisão de elite do Brasileirão. Desde a estreia em 1973, o Bugre nunca ficou tanto tempo sem disputar a Série A.

Caio quer mudar a escrita e ajudar o time campineiro a ficar na parte de cima das competições.

“Como jogador, eu pretendo chegar na minha melhor fase, pretendo ganhar títulos com o clube, conquistar o acesso para a Série A e sempre buscando estar bem para contribuir da melhor forma. No Paulistão e na série B esperamos fazer uma boa campanha, sempre almejando coisas grandes, tenho certeza que esse ano vai ser de muitas conquistas”, pontuou.

Campeão: Caio e o amigo Carlos Henrique, na final da Taça São João de 2019; o meio-campista levou a melhor (Pedro Souza/O MUNICIPIO)

SITUAÇÃO

O Guarani é o vice-líder do grupo D, com quatro pontos em três jogos disputados. O próximo compromisso é contra o São Bento, do também sanjoanense Paulo Vitor. A partida será no sábado (13), às 16h30, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP).