Vanderlei afirma: “A região precisa de um representante”

Vanderlei: “A região precisa trabalhar essa questão de ter um representante.” (Ignácio Garcia/O MUNICIPIO)

Apesar de não ter nada oficialmente confirmado, o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho (MDB) pode ser um dos nomes que venha a representar a região como candidato a deputado nas eleições de 2022. Em entrevista exclusiva ao O MUNICIPIO, o chefe do Poder Executivo comentou sobre as expectativas para o futuro, uma vez que encerra sua gestão nesta quinta-feira (31).

Após oito anos conduzindo a Prefeitura de São João da Boa Vista, ele afirma que irá descansar um pouco ao lado da família, porém, deixa claro que prosseguirá a carreira política. “O futuro a Deus pertence. Deixar de fazer política, eu não vou deixar. Eu acho que as pessoas têm que fazer política, pois as decisões e as coisas que precisam mudar no País se modificam através da política”, disse. “Deixar de fazer política, eu não vou deixar. Sendo candidato ou não. Fazer política no bom sentido. A política de se construir uma cidade melhor. Vou continuar fazendo e trabalhando para isso, pois tenho um compromisso com a população de São João”, completou.

 

‘PASSA POR SÃO JOÃO’

Ao comentar sobre as eleições para 2022, Vanderlei destaca a necessidade que a região tem em lançar nomes à disputa eleitoral. “A região precisa de um representante. Eu entendo que é difícil alguém se eleger, tanto deputado estadual, como deputado federal, se não passar por São João”, afirmou. “Em nossa região, o maior colégio eleitoral é São João”, destacou o prefeito.

Durante a entrevista, ele ainda falou do período em que a região foi beneficiada pelo trabalho político desenvolvido pelo ex-deputado estadual Sidney Beraldo (PSDB) – que foi prefeito de São João e atualmente é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – juntamente com o ex-deputado federal Silvio Torres (PSDB) – que já foi prefeito de São José do Rio Pardo e disputou a vaga novamente este ano, porém, não conseguiu se reeleger ao cargo.

O NOVO REPRESENTANTE

De acordo com ele, os 16 municípios que integram a região sanjoanense precisam de um representante, sendo alguém de São João ou mesmo de outra cidade. “A região precisa trabalhar essa questão de ter um representante. E é isso que vai acontecer e nós vamos estar trabalhando juntos”, revelou.

Segundo Vanderlei, o futuro representante deverá ter um perfil que venha de encontro com alguns questionamentos importantes. “Acho que tem que chegar em 2022 e fazer uma avaliação: Quem é o melhor nome? Quem é o nome que tem mais condições de disputar? É isso que se tem que pensar”, adiantou.

“Sempre falo que somos uma sequência: o Nelson, o Beraldo e nós.”

Trajetória: Vanderlei assumiu a prefeitura sanjoanense pela primeira vez em 2013 (Reprodução/Rodrigo Sargaço/EPTV)

A trajetória de Vanderlei Borges de Carvalho teve início aos 12 anos, quando entrou para a Prefeitura de São João da Boa Vista. Na época, o jovem aprendiz exercia o cargo de faxineiro, no Departamento de Serviços Gerais. Cerca de 40 anos depois – em 2012 –, ele viria a disputar a eleição municipal pela primeira vez, lançando a candidatura a prefeito pelo PMDB – atual MDB – e vencendo o pleito com 21.312 votos, o equivalente a 43,35% dos votos válidos. Superando adversidades financeiras, conseguiu realizar uma boa administração, o que lhe rendeu a reeleição em 2016, quando obteve 21.912 votos, o que corresponde a 50,47%.

Em um balanço desses oito anos à frente do Poder Executivo, Vanderlei relata que foi um período difícil, porém, as adversidades foram contornadas. “Eu brinco e falo para as pessoas que fui ‘sorteado’, pois peguei duas crises grandes. Em 2015 e 2016, o município teve arrecadações praticamente negativas. Tive muitos problemas nesta época, mas superamos a crise. Basta ver na segunda administração o quanto conseguimos alavancar a cidade”, relatou. “Já em 2020, a gente esperava um País crescendo e veio a pandemia. Foi uma crise grande que nós enfrentamos novamente, com o município perdendo arrecadação, mas, mesmo assim, conseguimos concretizar a maioria dos compromissos e dos projetos que levamos para a população”.

SAÚDE, EDUCAÇÃO E HABITAÇÃO

Apesar da crise, Vanderlei relata que conseguiu dar continuidade a obras importantes, além de fazer novos investimentos na cidade. “São João tem hoje 18 escolas em período integral. Nós começamos a construção da oitava”, contou. “Nós reformamos todas as unidades de saúde do município. Construímos os postos do Pedregulho, do Bairro Alegre e estamos construindo a unidade de saúde do Primeiro de Maio. Terminamos a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e a equipamos, além de terminarmos a construção da unidade do Parque dos Resedás”.

Já na área da Habitação, ele destaca a conclusão das casas da gestão do ex-prefeito Nelson Nicolau no Parque dos Resedás e no Jardim das Hortências. “Fizemos também o Aurora e estamos fazendo também o Nova União”, lembrou. “São João sempre entrou em todos os programas que o governo federal disponibilizou”, comentou o prefeito. “A partir do momento que se viabiliza uma construção habitacional, você consegue fazer também com que os aluguéis abaixem. Se não, a demanda de aluguel aumenta cada vez mais”.

DISTRITO INDUSTRIAL

Entre os investimentos realizados, Vanderlei destaca as melhorias feitas no Distrito Industrial. “O Nelson construiu 50 alqueires e nós finalizamos algumas coisas, como as indústrias que estavam encaminhadas, a terraplanagem e ainda construímos mais dez alqueires”, recordou.

 

MELHORIAS

Vanderlei ainda citou as melhorias urbanas realizadas durante sua gestão, como o recapeamento de grande parte da cidade e a iluminação pública. “Está contratada a concretização de 100% da cidade com LED”, frisou.

O prefeito também mencionou a criação do novo Plano Diretor e os investimentos na área do Meio Ambiente, como as benfeitorias realizadas no bosque, assim como o projeto São João Mais Verde e o plantio de mais de 50 mil árvores durante sua gestão. No Turismo, recordou os investimentos feitos no Natal, a transformação de São João em Município de Interesse Turístico (MIT), a reforma da fonte e a criação da praça da Estação das Artes. “Nós avançamos muito. O pátio novo da Prefeitura, por exemplo. Pegamos aquela área onde era o pátio antigo e estamos criando um grande parque ali”, lembrou.

O chefe do Poder Executivo ainda destacou a ajuda da prestada às Polícias Civil e Militar com conserto de veículos, fornecimento de funcionários e a realização de atividade delegada. Ainda citou a concretização do prédio da Diretoria Regional de Saúde (DRS-14) e da Diretoria de Ensino na Escola de Comércio. “Trouxemos também o curso de Medicina para São João. Fizemos todas as obras de infraestrutura da Unesp e depois conseguimos trazer o curso de Engenharia Aeronáutica para lá, além de terminarmos um hangar no aeroporto para os alunos terem aula”, disse. “Veja o quanto São João avançou nesses últimos anos! Eu sempre falo que nós somos uma sequência: o Nelson, o Beraldo e nós. Foi uma sequência de administrações e projetos para fazer com que a cidade avançasse. Quatro supermercados novos não vêm para uma cidade só porque gostou do Vanderlei. Eles vieram porque a cidade tem potencial econômico”, concluiu.

MARCO

Apesar de não ter iniciado a construção, Vanderlei revelou que considera a represa como a obra mais marcante de sua gestão. “É um sonho da cidade e que levarei comigo. Nós não terminamos a construção, mas criamos todas as condições para que esta saia. […] A represa vai ser o grande marco na questão do abastecimento da cidade. Teremos uma reserva hídrica muito grande e que pode garantir o abastecimento de água no futuro”.

QUERIA MAIS

Além da represa, o prefeito confidencia que gostaria de ter também investido mais na área habitacional. “Tudo aquilo que foi possível, nós trabalhamos muito. Eu queria estar com a represa pronta e queria ter avançado mais nos programas habitacionais, mas infelizmente, a crise que assolou o País os inibiu”, comentou. “Isso foi uma coisa que a gente não conseguiu avançar o quanto queríamos ter avançado”.

GRATIDÃO

Apesar disso, ele destaca como uma conquista o estudo feito Conselho Federal de Administração, o qual considerou São João como a 11ª cidade melhor administrada do País. “Tenho só que agradecer a população que me deu a oportunidade de administrar a cidade por oito anos. E à Câmara, que foi uma grande parceira de nossa administração. Agradeço a todos os vereadores, pois trabalhamos juntos. Acho que poucos prefeitos tiveram o apoio que tive. Conseguimos ter uma parceria para o bem da cidade”, declarou. “Agradecer o companheirismo do Nelson e do Beraldo, que nunca deixaram de ser parceiros, a Patrícia Magalhães, que foi minha vice no primeiro mandato, e ao Ademir Boaventura, que foi meu vice no segundo mandato. São pessoas que estiveram junto comigo e me ajudaram a transformar São João no que é hoje”, finalizou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here