Teresinha é eleita a primeira prefeita da história de São João

Eleita: Teresinha celebra vitória nas urnas (Divulgação/Assessoria Teresinha)

A empresária Maria Teresinha de Jesus Pedrosa (DEM) venceu a disputa eleitoral em São João da Boa Vista. Com 12.430 votos, a candidata obteve 28,68% dos votos válidos, conforme dados divulgados na noite de domingo (15) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com este resultado ela se torna a primeira mulher eleita a ocupar a cadeira no Poder Executivo na história política sanjoanense.

De acordo com a apuração, a advogada e atual vereadora Patrícia Magalhães (PSDB) ficou em segundo lugar, com 12.333 votos, o que corresponde a 28,45% dos votos válidos. Já o professor Francisco Arten (PSD) ficou em terceiro lugar com 10.270 votos, totalizando 23,69%.

O médico e atual vereador José Eduardo (PSB) obteve 6.012 votos, o equivalente a 13,87%. A comerciante Elenice Vidolin (PSOL) teve 1.350 votos, somando 3,11%. O agente internacional de negócios Nelson Santos (PSL) obteve 950 votos, o que corresponde a 2,19%.

Foram computados 49.669 votos, dos quais 43.345 foram destinados aos candidatos a prefeito (87,27%), 2.563 brancos (5,16%) e 3.761 nulos (7,57%).

AVALIAÇÃO

Em entrevista ao O MUNICIPIO, Teresinha falou a respeito desta campanha e a votação obtida. “Apesar da pandemia, o período de campanha foi muito gratificante. Fui muito bem recebida pela população que, nas ruas, participou ativamente da campanha e cooperou com propostas que farão parte de nossas ações. Mesmo com o distanciamento social, fizemos tudo com muito amor e o resultado foi maravilhoso”, afirmou.

“Quanto aos números, Roberto e eu vamos honrar os 12.430 votos que recebemos, mas seremos representantes de todos, respeitando o interesse dos munícipes desde já, durante a transição de governo que já está se iniciando, o que permitirá uma abertura de caminho para a implantação dos nossos projetos a partir de janeiro”, disse a prefeita eleita.

De acordo com ela, a saúde, a economia e a geração de emprego foram as principais reivindicações feitas pela população durante este período de campanha. “Percebemos uma população que está, majoritariamente, insatisfeita com a Saúde, pedindo um atendimento mais humano e o fim das filas por consultas, exames e cirurgias e também precisando de um reaquecimento da economia, para a geração de emprego e renda. Durante toda a campanha, nestes dois aspectos principais, nosso plano de governo foi bem claro e não vamos descansar enquanto não atendermos a este clamor dos sanjoanenses”, relatou.

Emoção: Teresinha á abraçada por Sara Raposo, da equipe de coordenação de campanha, durante comemoração da vitória (Divulgação/Assessoria Teresinha)

EXPECTATIVAS POSITIVAS

Para o próximo ano, Teresinha está bastante otimista e ciente que terá muito trabalho pela frente. “Sempre agradeço, primeiramente a Deus, em tudo o que faço. Por isso, tenho fé que 2021 será um ano de mudanças e de muita ação com minha equipe de governo. Temos portas abertas em Brasília [DF] e no governo de São Paulo, para buscarmos recursos para nossas propostas. Minha mensagem aos sanjoanenses é de gratidão e de otimismo. Conto com a opinião de todos neste que será um governo participativo e humano e estou certa de que, no final do nosso mandato, os sanjoanenses estarão orgulhosos de terem nos atribuído esta missão”, destacou a prefeita eleita.

TRANSIÇÃO DE GOVERNO

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho (MDB) parabenizou Teresinha pela vitória e se colocou a disposição para auxiliar na transição de governo. “O eleitor sanjoanense, mais uma vez, exerceu sua cidadania por meio do voto. Agora cabe a nós, homens públicos, entender e acatar o anseio da população, manifestado nas urnas, e pensar no futuro da cidade. Cumprimento a prefeita eleita Teresinha pela vitória nas eleições deste [de] domingo e coloco-me à disposição para as tratativas referentes à transição de governo. Pelo bem de nossa São João, desejo boa sorte aos eleitos”, postou.