Falta de sangue pode comprometer cirurgias

Estoques: sete tipos sanguíneos estão com estoque completamente zerado na unidade (Divulgação/Banco de Sangue da BioClínica)

Os estoques do Banco de Sangue da BioClínica, anexo à Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros, enfrentam uma situação crítica extrema, com a falta emergencial de todos os tipos sanguíneos.

Os estoques estão zerados para os tipos O (positivo e negativo), B (positivo e negativo), AB (positivo e negativo) e A (positivo). Somente o tipo A negativo que está com 40%.

Segundo a unidade, caso não haja reposição, isso poderá comprometer a realização de cirurgias e, inclusive, prejudicar o tratamento de pacientes que necessitam de sangue.

“Principalmente por novembro ser um mês com muitos feriados, entramos em contato com os doadores e muitos deles não estão disponíveis, porque estão de viagem. Está sendo muito complicado e as doações não estão sendo suficientes”, informou.

O Banco de Sangue chama a atenção para o problema especialmente por conta das cirurgias e transfusões. “Precisamos garantir que esses pacientes tenham esse direito a fazer os tratamentos. Estamos com problema emergencial em todos os tipos sanguíneos, sem exceção”, comunicou.

A Unidade solicita que os doadores entrem em contato o mais rápido possível, especialmente por conta do feriado desta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra. “Como estamos às vésperas do fim do ano, neste período de novembro, normalmente já há baixa nos estoques. Mas a queda, desta vez, tem sido muito brusca”, observou.

De acordo com o Banco de Sangue, a média diária está abaixo de 20 doações por dia, o que não impossibilita a manutenção dos estoques. O ideal, conforme aponta a unidade, seria acima de 30 ou 40 doações diárias.

“Tanto é que estamos trabalhando com agendamento para poder fazer o atendimento desses doadores com segurança”, concluiu.

Zerado: no site da BioClínica, apenas tipo A- tem estoque de 40% (Reprodução/Banco de Sangue da BioClínica)

ENDEREÇO
O Banco de Sangue está localizado à rua Carolina Malheiros, 92, Vila Conrado, em São João da Boa Vista. A entrada para doação é pela Av. João Osório, 701 (ao lado do laboratório da Santa Casa).

HORÁRIOS DE DOAÇÃO
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h (dias com menor fluxo de pessoas, segunda a quarta-feira). Aos sábados, das 7h às 11h30 (para atender com melhor qualidade, limite de 60 cadastros).

ATENDIMENTO
Segunda a sexta, das 7h30 às 13h. Para agendamentos e mais informações, inclusive sobre protocolos de segurança, os telefones de contato são: (19) 3633-7036 e (19) 99911-6888 (WhatsApp).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here