Eleições municipais mudam o cenário político pela região

Composta por 16 cidades, a região administrativa sanjoanense sofreu mudanças no cenário político com as eleições municipais. Dentre os 10 prefeitos que tentaram a reeleição, somente quatro conseguiram a vitória. Além disso, três mulheres venceram o pleito e alguns partidos que antes eram ‘coadjuvantes’, tornaram-se ‘protagonistas’, elegendo representantes nas administrações municipais. Confira:

REELEITOS

Em Vargem Grande do Sul, Amarildo Duzi Moraes (PSDB) foi reeleito com 14.002 votos, enquanto que José Carlos Rossi (PSD) obteve 7.306. A coligação vencedora conta com PSDB, PODE, Cidadania, Republicanos, DEM e Patriota.

Já em Aguaí, o prefeito Alexandre Araújo (PSDB) foi reeleito com 9.120 votos, enquanto que Serginho Martucci (PTB) recebeu 5.159 e Anderson Silva (Republicanos) teve 902. A coligação vencedora é composta pelo PSDB, PSL, MDB e PSD.

Por Casa Branca, o prefeito Marco César Aga (Republicanos) foi reeleito com 8.377 votos, enquanto Colombini (MDB) recebeu 4.497. A coligação eleita conta com Republicanos, PP e PSD.

Já Santa Cruz das Palmeiras reelegeu Zé da Farmácia (PSD) com 7.068 votos, enquanto que Fernando Stocco (PSL) obteve 3.733, Giovana Marangon (MDB) teve 2.374 e Kleber Campos (Republicanos) recebeu 1.586. A coligação vitoriosa é formada pelo PSD, DEM e PL.

MULHERES

Águas da Prata elegeu a primeira prefeita de sua história. Regina Helena Janizelo Moraes (PSC) venceu com 2.211 votos, enquanto que o atual prefeito Carlos Henrique Dezena (PSDB) obteve 1.941 e Gaia (Patriota) teve 264. A coligação vitoriosa é formada pelo PSC e PTB.

Por Espírito Santo do Pinhal, Cristina Brandão (PODE) foi eleita com 9.086 votos. O atual prefeito Sérgio Bianchi (PSD) recebeu 8.262 e Chila (PP) teve 2.581. A coligação da candidata eleita é composta pelo PODE, PSDB e Cidadania.

São João da Boa Vista elegeu Maria Teresinha de Jesus Pedrosa (DEM) com 12.430 votos, enquanto que Patrícia Magalhães (PSDB) obteve 12.333, Francisco Arten (PSD) ganhou 10.270, dr. José Eduardo (PSB) teve 6.012, Elenice Vidolin (PSOL) levou 1.350 e Nelson Santos (PSL) recebeu 950. A coligação ganhadora é formada por DEM, REDE, PTB e Solidariedade.

ALTERNÂNCIA DE PODER

Com 6.224 votos, João Filipe (PSDB) ganhou a eleição em Caconde. O atual prefeito da estância climática, Zé Bento (PTB), recebeu 2.056, seguido de Zé Afonso (PP) com 937 e Andreia Muniz (Republicanos) com 768. A coligação ganhadora conta com PSDB, PODE, DEM e PSC.

Em Divinolândia, Padoca (PTB) foi eleito com 3.756 votos, enquanto que dr. Júnior (PSDB) obteve 3.392. A coligação vitoriosa é formada pelo PTB e PSD.

Na pequena Itobi, Maranata (MDB) venceu com 1.991 votos, enquanto Marcos Escames (PODE) teve 1.005, Dedé (DEM) recebeu 907 e Lê Toribio (PTB) levou 871. A coligação do novo prefeito é formada por MDB, PSD e PL.

Eduardo Barison (PSD) foi eleito em Mococa com 12.406 votos, enquanto o atual prefeito Felipe Naufel (PSDB) obteve 5.809, Paulo Vicente (Republicanos) teve 5.649, Martinho Colpani (PL) levou 4.880 e maestro Coelho de Moraes (PSB) recebeu 513. A coligação eleita conta com PSD e Patriota.

Em São José do Rio Pardo, Marcio Zanetti (PTB) ganhou a eleição com 13.666 votos. Em seguida aparece Silvinho Torres (PSDB) com 10.941 votos, Marquinhos Zanetti (PSD) com 1.324 e Daniel da Ótica (PSC) com 316. A coligação vitoriosa conta com PTB, Republicanos, PDT, MDB, REDE, PODE e PL.

São Sebastião da Grama elegeu Zé da Doca (PTB) com 2.402 votos. Já Rafa do Gás (MDB) obteve 1.884, Dellorinho (DEM) teve 1.279 e o atual prefeito dr. Ricardo Ribeiro Florido (PSD) recebeu 402. A coligação ganhadora conta com PTB, PDT, Republicanos e PP.

Em Tambaú, Leonardo Spiga Real (PSDB) foi eleito com 7.466 votos, enquanto Bruno Vick (PSD) obteve 4.094 e Carlos Teixeira (Cidadania) teve 179 votos (porém, ele foi anulado sub judice). A coligação do novo prefeito é composta por PSDB, PODE, DEM e MDB.

Já em Tapiratiba, Ramon (Cidadania) venceu o pleito com 4.103 votos, seguido de Fabiano Frigo (PSDB) com 1.823 e Marcão Nabuco (PSD) com 1.293. A coligação eleita é formada pelo Cidadania, Solidariedade, Republicanos, PTB e MDB.

NA JUSTIÇA

Até o fechamento desta edição, Santo Antônio do Jardim ainda estava em uma situação complexa. O candidato Neguinho (PODE) venceu o pleito com 1.711 votos, porém, encontra-se com a candidatura indeferida e aguarda o julgamento pela Justiça Eleitoral. Caso seja mantido o indeferimento, os votos dele serão anulados. Durante a votação, o atual prefeito Gilmar Pezotti (PSD) ficou em segundo lugar com 1.171, enquanto que Sabonete (MDB) teve 1.099. Neguinho é da coligação formada pelo PODE, PSL e PSB.