Câmara Municipal terá dez novos nomes a partir de 2021

A Câmara Municipal também passou por mudanças durante esta eleição. Neste ano, São João da Boa Vista teve 249 candidatos a vereador na disputa pelas 15 cadeiras da Casa de Leis. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 49.669 votos computados, 42.359 foram para os candidatos ao Poder Legislativo, o que corresponde a 85,28%. Além disso, São João registou 3.674 votos brancos (7,40%) e 3.636 nulos (7,32%).

Assim como na eleição majoritária, duas mulheres também figuraram como as mais votadas na eleição proporcional: Joceli Mariozi (PL) e Aline Luchetta (REDE) obtiveram, cada uma, 917 votos.

O atual presidente da Câmara, Antônio Aparecido da Silva, o Titi (PSDB), foi reeleito com 916 votos, seguido de Júnior da Van (PSD) com 905, Carlos Gomes (PL) com 753, Bira (PL) com 737, Heldreiz Muniz (REDE) com 731, Claudinho (MDB) com 674, Claudinei Damalio (PSD) com 600, Gustavo Belloni (PODE) com 572, pastor Carlos (PSDB) com 522, Luiz Paraki (REDE) com 492, Rui Nova Onda (DEM) com 468, Macena (PTB) com 461 e Rodrigo Barbosa (PSB) com 447.

PANORAMA

A coligação ‘Todos Juntos por São João’, de Patrícia Magalhães (PSDB), foi a que obteve o maior número de cadeiras, elegendo seis vereadores. São três nomes pelo PL, dois pelo PSDB e um pelo MDB – partido do atual prefeito, Vanderlei Borges de Carvalho.

Já a coligação ‘Juntos por uma São João melhor!’, da prefeita eleita Maria Teresinha de Jesus Pedroza (DEM), ocupará cinco cadeiras na Câmara. São três vereadores da REDE, um do DEM e outro do PTB.

Já coligação ‘Cuidar das pessoas em primeiro lugar’, liderada por Francisco Arten (PSD), elegeu dois nomes pelo PSD, enquanto que a coligação ‘Novos rumos, para novos tempos… com Deus!’, de José Eduardo dos Reis (PSB), será representada por dois vereadores também, sendo um do PODE e outro do PSB.

REELEITOS

Dentre os 12 vereadores que buscavam a reeleição, somente cinco estarão compondo a Casa de Leis a partir de 2021: Titi, Bira, Claudinho, Claudinei Damalio e Rui Nova Onda.

MAIOR E MENOR VOTAÇÃO

Disputando a eleição pela primeira vez, o repórter Carioca (PMB) foi o vereador mais votado neste pleito. Ele obteve 1.021 votos, porém, não foi eleito. Conforme explicou, o partido em que está filiado lançou somente três candidatos e não conseguiu atingir o coeficiente eleitoral.

Já a menor votação ficou para Joana d’Arc Silvestre de Oliveira (Patriota), que teve somente três votos.