Santa Casa economizará mais de R$ 4 milhões com refinanciamento de empréstimo

Negociações começaram em janeiro e foram finalizadas na semana passada (Arquivo/O MUNICIPIO)

A Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros economizará R$ 4.480.600,00 após refinanciar um empréstimo da instituição junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 17 milhões.

O contrato de refinanciamento foi assinado em 30 de outubro pelo provedor da Santa Casa, Márcio Franciolli, junto a outros membros da Mesa Administrativa, e a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Heloisa Aparecida Bernardi Trafani.

Contrato de refinanciamento foi assinado em 30 de outubro (Divulgação/Santa Casa Dona Carolina Malheiros)

Segundo o O MUNICIPIO apurou junto ao hospital, a primeira operação foi realizada em agosto de 2017 a fim de quitar operação anterior com o Banco Santander e outras dívidas da Santa Casa. O financiamento era de 120 parcelas de R$ 329.076,84 ao mês, com seis meses de carência e taxa de juros fixa de 1,58% ao mês.

Neste ano, com incentivo do governo, esforços da Santa Casa e apoio de parceiros, a instituição conseguiu uma nova linha de crédito para refinanciar o saldo devedor. As negociações começaram em janeiro e foram finalizadas nesta semana, com os últimos ajustes de liquidação e transferência dos recursos.

Agora, a nova operação possui 88 parcelas de R$ 278.160,92 ao mês, sem carência, com taxa de juros fixa de 0,87% ao mês. Nela não foi previsto aumento da dívida, mas apenas o refinanciamento do saldo devedor.

A decisão de refinanciar foi tomada pela Mesa Administrativa e trouxe à Santa Casa uma redução de R$ 50.915,92 ao mês, resultando em uma economia, ao final do contrato, de R$ 4.480.600,00.