Combate ao fogo no Parque Estadual de Águas da Prata continua nesta segunda (14)

(Divulgação/Prefeitura de Águas da Prata)

O combate ao fogo que atinge a mata do Parque Estadual de Águas da Prata (Bosque da Prata) continua nesta segunda-feira (14).

As equipes do Corpo de Bombeiros, brigadistas, policiais florestais do Parque Estadual e Prefeitura de Águas da Prata estão fazendo o combate pela fazenda Bela Vista, que faz divisa com a mata do Parque. A maioria das chamas foi debelada.

O fogo havia sido controlado no sábado (12), mas surpreendeu a todos e voltou em outros pontos no início da tarde do domingo (13), desta vez, mais próximo da área de visitação do Parque.

Um helicóptero Águia da Polícia Militar e três aviões atuaram no trabalho no lançamento de água. Dois são os aviões enviados pelo governo estadual, o terceiro é avião Air Tractor 502, registrado e habilitado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e também usado pela Defesa Civil no combate a incêndios, contratado de maneira particular, através da mobilização da sociedade civil.

Há uma “vaquinha virtual” para garantir o abastecimento desta terceira aeronave de asa fixa. O prefeito de Águas da Prata, Carlos Henrique Fortes Dezena, gravou um vídeo reforçando o pedido de ajuda.

Para ajudar, basta acessar: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/aviao-para-combater-incendios-aguas-da-prata-serra-da-paulista

APOIO DE SÃO JOÃO

São João da Boa Vista também prestou apoio no final de semana para Águas da Prata, segundo a Prefeitura de São João.

No sábado (12), enviou dois caminhões com água, uma máquina do modelo Pá Carregadeira (aceiro) e, no domingo (13), 45 homens para trabalharem no combate do incêndio em solo além de mais um caminhão de água, o aluguel de avião – nos dois dias – e 150 marmitas, também em dois dias.

NO DOMINGO

O incêndio que retornou no domingo (13) queimou parte da mata próximo a área de visitação do Parque Estadual (Bosque) de Águas da Prata.

Bombeiros, brigadistas e funcionários da Prefeitura estiveram no combate intenso desde o início da tarde. O fogo já havia sido controlado no dia anterior, sábado (12), mas voltou com força.

As quatro aeronaves, dois aviões e dois helicópteros Águia, enviadas pelo governo do Estado e que haviam sido dispensadas no sábado, retornaram no domingo para apoiar o trabalho em terra. Os aparelhos estavam concentrados no combate às chamas na Serra da Paulista, em São João da Boa Vista, onde a situação ainda é crítica.

No domingo, as chamas chegaram mais perto da área urbana. O esforço foi para que o fogo não avançasse sobre a propriedade rural vizinha do Parque, o que deixaria a situação mais delicada.

Prefeitura e particulares enviaram maquinário e pessoal preparado para um trecho onde a propriedade encontra-se com a mata para tentarem uma barreira contra as chamas, que mais uma vez impressionaram.

A Prefeitura de Águas da Prata pediu que a população evitasse a região e que visitantes ainda evitem a cidade nos próximos dias, tanto por causa da pandemia da Covid-19 quanto pelos incêndios.

Confira imagens dos trabalhos nesta segunda (14):