Governador João Doria sobrevoa pontos de incêndio em mata na região de São João da Boa Vista

Sobrevoo: governador João Doria e o coronel Walter Nyakas Junior, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil (Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

O Governador João Doria (PSDB) esteve em São João da Boa Vista, na tarde desta quinta-feira (10), para avaliar de perto a situação do incêndio que, desde o último final de semana, atinge áreas de mata da região, especificamente na Serra da Paulista, e áreas do Parque Estadual de Águas da Prata, na Serra da Mantiqueira. Ele sobrevoou os pontos em chamas e acompanhou o trabalho de contenção que mobiliza aproximadamente 100 homens por terra e cinco aeronaves, sendo três helicópteros Águia da Polícia Militar e dois aviões. Doria anunciou a intensificação do combate às queimadas na região e em todo Estado.

“Até hoje, nós temos aqui 50 policiais militares bombeiros e a partir de amanhã (11) nós vamos dobrar. Teremos 100 bombeiros atuando, com objetivo de cessar completamente os focos de incêndio. Também autorizei mais sete viaturas e mais um helicóptero Águia a partir de amanhã. Eu sobrevoei toda a área e verifiquei uma grande extensão carbonizada pelo fogo, mas com pequenos focos ainda sobrevivendo. O objetivo é que amanhã, com esse esforço redobrado, possamos, quem sabe, eliminar completamente o incêndio”, disse o governador.

(Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

O incêndio atinge áreas de mata nos municípios de São João da Boa Vista, Vargem Grande do Sul e Águas da Prata. O governo paulista montou uma operação especial para combate às chamas. Além dos 100 homens do Corpo de Bombeiros, a força-tarefa também conta com participação dos membros da Defesa Civil do Estado, da Polícia Ambiental, Fundação Florestal, Instituto Florestal, ICMBio, Defesa Civil dos municípios e funcionários das prefeituras, além de dezenas de brigadistas e voluntários. No total, são cerca de 250 pessoas envolvidas a partir desta sexta (11).

Mais detalhes acerca da visita, trabalhos das equipes e resultados serão divulgados na edição de sábado (12) do jornal O MUNICIPIO.