Força-tarefa combate incêndio na Serra da Paulista

Área de cerca de 2 km na Serra da Paulista foi atingida pelas chamas (Reprodução/Paulo Falda/ TV União)

Equipes formadas pelo Corpo de Bombeiros, brigadistas, voluntários, homens e maquinários cedidos pela Prefeitura de São João, trabalham intensamente no combate ao incêndio que há três dias destroem uma área de quase 2 km da Serra da Paulista.

Além da ação junto ao governo do Estado, para o envio das aeronaves de combate ao fogo, a Defesa Civil e os departamentos de Turismo e Assistência Social montaram, na Estação das Artes (Espaço Cultural Fernando Arrigucci), no bairro Rosário, um posto de arrecadação de água mineral e isotônico. As doações podem ser feitas das 8h às 17h.

Diante da situação crítica, o Departamento de Assistência Social também disponibilizou funcionários para ajudar no transporte dos suprimentos necessários aos colaboradores. “Essas doações são entregues nos pontos de apoio estabelecidos nas imediações das áreas mais atingidas e de fácil acesso aos voluntários e brigadistas”, afirmou o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho (MDB), há cerca de uma hora em seu perfil no Facebook.

Caminhões-pipa do Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento foram cedidos para a força-tarefa. Na manhã desta quarta-feira (9), aviões pulverizadores cedidos por empresários começaram a ajudar na eliminação do fogo que atinge a Serra da Paulista e a Serra de Águas da Prata – este já sob controle, segundo a prefeitura da Estância Hidromineral.

Para colaborar com o trabalho do Corpo de Bombeiros, a administração local ainda solicitou ao governo do Estado o envio de dois helicópteros Águia da Polícia Militar (13 e 18), como reforço no combate ao incêndio.

Além das ações executadas pela Prefeitura, o UniFEOB iniciou a montagem de um hospital de campanha para fazer a triagem de animais silvestres distribuídos na região. “A (O) UniFEOB, por intermédio do reitor João Otávio, se dispôs a instalar um Hospital Veterinário de Campanha, na estrada da Serra da Paulista, para o socorro de animais feridos e colocou uma equipe de plantão no Hospital Veterinário no campus da(o) UniFEOB para o atendimento de ocorrências”, completou.