Doação de álcool em gel à Santa Casa minimiza baixa no estoque

Galões: produto doado ao hospital, que estava com estoque baixo (Divulgação/UniFEOB)

A Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros, em São João da Boa Vista (SP), recebeu a doação de 70 litros de álcool em gel produzidos dentro do campus Mantiqueira do Centro Universitário UniFEOB.

Um dos produtos mais procurados e utilizados neste tempo de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o álcool em gel, que é uma eficiente forma de eliminar o Sars-Cov-2 (nome técnico para do vírus) e o uso é recomendado por todos os especialistas e organizações de saúde para evitar a contaminação.

A procura pelo desinfetante é tamanha que a produção chegou a aumentar em até 6.500% nas indústrias desde o começo da pandemia para suprir a demanda.

“É um grande auxílio, por sermos um hospital público que passa por necessidades”, afirmou o responsável pelo Almoxarifado da Santa Casa, Rodrigo Belizário. Ele explica que a ação foi bem-vinda principalmente porque o estoque estava baixo e são consumidos, em média, seis galões por semana. “O álcool em gel é um dos produtos que estão mais sendo utilizados. Para a gente ajuda bastante por ser doação”.

PRODUÇÃO PRÓPRIA
A fabricação do álcool em gel começou em agosto nos Laboratórios Acadêmicos do campus do Centro Universitário. A equipe responsável é formada pelos colaboradores Alexandre Rosa, Noel Morgado Jr. e Daniele Tonon.

“A intenção é produzir pelo menos 100 litros de álcool em gel por semana e doar para a Santa Casa como forma de agradecimento e retribuição por tudo que essa entidade faz pela população”, declarou Daniele, docente do curso de Química.

Todo o processo foi previamente validado pela Vigilância Sanitária. “Estaremos contribuindo da forma que podemos para os profissionais da linha de frente e também para os pacientes nas dependências do hospital”, explicou. A meta é otimizar a produção para doar também para unidades básicas de saúde (UBS) e organizações da sociedade civil (OSC).

DOAÇÃO DA ABENGOA
A matéria-prima foi fornecida pela produtora de biocombustível Abengoa Bioenergia – São João da Boa Vista, que doou 5.000 litros de etanol. O UniFEOB ficou encarregado da compra dos demais insumos, infraestrutura, mão de obra e distribuição. Quem fez o intermédio foi o ex-aluno de Química Alexandre Vitor Ferreira. Formado em 2018, hoje é analista de laboratório da Abengoa. Ele explicou a proposta para seus superiores, que entraram em contato com o Centro Universitário.

“É de extrema importância, em momentos pandêmicos como esse, sermos, acima de tudo, solidários. Quando fui notificado de que o UniFEOB estava à procura de álcool etílico para produzir álcool em gel, não pensei duas vezes para colaborar”, contou Alexandre, que cita Franz Kafka e Madre Teresa de Calcutá para reforçar o ato de caridade. “A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana; eu sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor”.

OUTRAS AÇÕES
Entre as diversas ações de colaboração com estudantes, colaboradores e comunidade externa durante a pandemia, o Centro Universitário cedeu a estrutura para a produção de máscaras descartáveis e face shields; transmitiu lives beneficentes para arrecadar fundos, alimentos e produtos de limpeza para entidades assistenciais; criou páginas de orientações sobre o coronavírus, saúde e práticas de bem-estar geridas pelos cursos da Escola do Bem-Estar; e uma de suas docentes intermediou a vinda de 200 testes rápidos de coronavírus para a região.

“A intenção é ajudar o maior número de pessoas possível. Se cada um fizer sua parte, sairemos dessa situação muito mais fortalecidos. Esse é o espírito UniFEOB”, ressaltou Daniele Tonon.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here