Obras da futura Escola Senai começam em breve

Ordem de Serviço para construção de futura escola será emitida nos próximas dias; empresa de Aguaí venceu licitação por R$ 1,27 milhão (Divulgação/Prefeitura de São João)

A Ordem de Serviço (OS) para o início das obras de instalação da futura Escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em São João da Boa Vista (SP), está prevista para sair na primeira quinzena de setembro.

Isso porque a empresa Thiago Nalin Rabelo Eireli (Empreiteira Rabelo), com matriz em Aguaí, foi a vencedora da licitação, por meio da Tomada de Preços n° 010/20, com proposta no valor de R$ 1.277.706,53. O resultado do certame consta na ata de reunião da Comissão Municipal de Licitações, realizada em 17 de agosto.

Agora, após os trâmites burocráticos para a assinatura do contrato junto ao Departamento de Administração – setores de Compras, Licitações e Contratos -, o documento será encaminhado ao Departamento de Gestão e Planejamento Urbano, que expedirá a OS. “Feito isso, já dará inicio na obra”, disse o engenheiro Julio Luís de Almeida Lino, titular da Pasta.

TRIPLICADA
Com o triplo de espaço em comparação ao atual – à avenida Brasília, no bairro Perpétuo Socorro -, o Senai funcionará nas dependências da antiga Câmara Fria que funcionava na área da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), hoje Cidade das Artes, localizada em área com 4.296 m² à rua Santo Antonio, no bairro São Benedito. O local também abriga o Departamento Municipal de Cultura.

OUTROS DOIS ESPAÇOS
À reportagem, Lino antecipou que ainda há investimentos em outros dois espaços: o do Parque Esportivo Espaço Jovem, ao lado da futura Escola Senai, e de um anexo paralelo à Pasta de Cultura, composto por uma área contemplativa e com pista de caminhada.
Segundo o diretor, o projeto foi inspirado no Museu Felícia Leirner, espaço a céu aberto localizado em um parque de Campos do Jordão (SP) e que conta, em sua extensão, com esculturas da artista plástica polonesa que dá nome ao museu.

“Aqui, também, as pessoas poderão apreciar esculturas. Temos vários artistas locais e depois poderemos privilegia-los com a colocação de suas esculturas no local, para que os visitantes possam apreciá-las”, afirmou.

Lino reforça que será um amplo investimento no espaço, tanto na lateral onde será a escola Senai quanto do lado da pista de skate, pela rua Santo Antônio. “Então, investiremos dos dois lados e equiparemos o restante do parque todo”, concluiu.

PARA LEMBRAR
Segundo matéria publicada pelo O MUNICIPIO em 7 de março, o Executivo informou que a parte da construção e adaptação do prédio está a cargo da administração municipal. À época, o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho (MDB) adiantou que o montante a ser aplicado pela Prefeitura (R$ 1,5 milhão) é parte de um financiamento junto à Caixa Econômica Federal.

Finalizadas as obras da escola, o Senai fará, posteriormente, investimento estimado em R$ 8 milhões para a colocação de equipamentos necessários para os cursos, havia informado o prefeito.

“A Prefeitura ficará responsável por fazer toda a parte de alvenaria e reforma necessária para que possa funcionar a nova escola. Enquanto isso, o Senai investirá R$ 8 milhões para a inserção de equipamentos necessários para as aulas. Isso será muito importante, pois a Prefeitura deixará de pagar um aluguel [do prédio da atual da escola] e terá a escola em um local próprio”, explicou.

JORNADA INTEGRAL
Além da instalação da nova escola do Senai, o Executivo havia pontuado que todas as reformas no Ceagesp são importantes para a expansão do programa de jornada integral das escolas municipais. “[…] poderemos utilizar os espaços para o contraturno das escolas que ainda não possuem a jornada integral”, pontuou.

Espaço inspirado em museu de Campos do Jordão

Aberto: Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão (SP) (Reprodução/Sérgio Biagioni)

Projetado como espaço de contemplação e caminhadas para o sanjoanense usufruir – e totalmente de graça -, um anexo está previsto para ser construído ao lado do Departamento de Cultura, segundo o engenheiro Julio Luís de Almeida Lino, diretor do Departamento de Gestão e Planejamento Urbano.

A área tem por inspiração o Museu Felícia Leirner, espaço a céu aberto localizado em um parque localizado à avenida Dr. Luís Arrobas Martins, 1880, em Campos do Jordão (SP), distante cerca de 346 km de São João.

Considerado um dos 12 melhores passeios naquela cidade, é especial, pois é rodeado de obras de arte e da bela natureza da Serra da Mantiqueira.

Instalado desde 1978 em Campos, reúne 85 esculturas da artista Felícia que, nascida na Polônia, viveu entre 1904 e 1996 no Brasil.

O conjunto de obras é de bronze, cimento branco e granito, e está distribuído ao ar livre, inclusive no jardim do espaço que divide com o Auditório Claudio Santoro, área onde acontece os concertos do Festival Internacional de Inverno.

As informações constam no portal Guichê Virtual.