Nova reitoria do UniFAE será empossada em cerimônia virtual

Novo reitor, o prof. dr. Marco Aurélio Ferreira será empossado na terça (1º) (Divulgação/Ascom UniFAE)

A partir de terça-feira (1º), o UniFAE tem nova reitoria, tendo à frente, como reitor, o prof. dr. Marco Aurélio Ferreira e, como vice-reitora, a profa. dra. Anita Bellotto Leme Nagib. Pela primeira vez na história da Instituição, em função do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, a cerimônia de posse acontecerá de modo não presencial, com transmissão ao vivo pelo http://www.youtube.com/tvunifae, às 19h45.

Na ocasião, Marco Aurélio Ferreira também dará posse aos pró-reitores que vão ajudá-lo a colocar em prática os novos projetos que tem para a Instituição. “Eu e a vice-reitora, profa. dra. Anita Bellotto Nagib, buscamos pessoas que compartilham conosco dos mesmos valores de profissionalismo, ética e dedicação à [ao] UniFAE. É um momento muito especial na minha carreira profissional, na minha cabeça passa um filme em que revejo toda a trajetória dos 20 anos em São João da Boa Vista, cidade que me abraçou e acolheu. Quando penso que fui aluno da Instituição e hoje um professor que está assumindo a reitoria, tudo isso se torna ainda mais especial. É uma conquista muito grande, que compartilho com todos aqueles que marcaram a minha vida”.

Durante o período de transição, desde a sua nomeação até assumir efetivamente o cargo, o novo reitor trabalhou estreitamente com a reitora profa. dra. Maria Helena Cirne de Toledo, e define esta etapa como uma oportunidade de grande aprendizado: “Mesmo tendo convivido com ela durante os últimos oito anos, estes três meses foram especiais. Foi um privilégio ver como ela lidou tão bem com este momento desafiador da pandemia, sempre com muito cuidado, zelo e afetividade. Ela construiu um clima de harmonia entre toda a comunidade acadêmica, e sou muito grato por ter vivenciado este desafio a seu lado”.

Maria Helena, que foi vice-reitora durante oito anos, antes de assumir a reitoria neste curto período de transição, diz que a experiência foi fantástica: “Ao conviver na prática diária com todos os setores da Instituição, pude  conversar, orientar e, muitas vezes, ser orientada por uma equipe muito boa de gestores, colaboradores e professores, além de estreitar ainda mais o relacionamento com os alunos. Uma vez mais, confirmei a afetividade que perpassa todas estas relações.  À nova reitoria, desejo todo o sucesso esperando que esse calor humano permaneça como um diferencial da [do] UniFAE, sempre encantando todos que conosco interagem e criando um ambiente ímpar de trabalho para a comunidade acadêmica”.

Professa. dra. Anita Bellotto Leme Nagib será a vice-reitora do UniFAE (Divulgação/Ascom UniFAE)

Anita Bellotto Leme Nagib, que assume o cargo de vice-reitora, mas continuará atuando como pró-reitora de Assuntos Comunitários e Extensão, está vendo com muita expectativa esta fase de estudos para a reformulação e inovação em diversas áreas da Instituição: “Temos realizado reuniões diárias para montar a equipe, estruturar toda a parte administrativa e acadêmica, criar um suporte para as pró-reitorias, fomentar a iniciação científica e a pesquisa, entre outras providências. Estamos realizando um forte trabalho de equipe, com um planejamento bastante positivo e inovador para a criação do plano de gestão que será apresentado em breve. Para isso, estamos desenhando os programas estruturantes de todas as áreas para que tenham seguimento nos próximos quatro anos”.

Neste período tão complicado da vida social e humana, o prof. Me. Luís Carlos Evaristo inicia o trabalho na pró-reitoria de Administração com o propósito de buscar mudanças positivas que ajudem a Instituição a planejar o enfrentamento dos desafios que virão: “Vivemos atualmente um cenário de grande incerteza, então é difícil vislumbrar o futuro com clareza. Neste momento temos de atuar com muito pé no chão, enquanto buscamos as soluções que podem contribuir para que a [o] UniFAE alcance seu melhor desempenho”.

Entre surpreendida e honrada com o convite para tornar-se pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, a profa. dra. Laura Ferreira de Rezende Franco aceitou o desafio tendo em mente a perspectiva de colocar elevar a pesquisa na Instituição a um novo patamar: “A partir de um diagnóstico do que já fazemos, queremos fomentar ainda mais este aspecto na graduação, realizando parceiras com empresas não só do município e região, mas de todo o Brasil. Para atingir este objetivo, vamos envolver os docentes e, contando com o apoio da reitoria, estimular os projetos articulados com o ensino, a pesquisa e a extensão da [do] UniFAE”

Consciente da importância e responsabilidade do cargo, a profa. Me. Fernanda Ferrari Esteves sente-se honrada em fazer parte do time em que tanto confia. “A equipe que foi montada está à altura dessa responsabilidade. Vivemos um momento bastante delicado devido à pandemia, mas estou certa de que realizando um trabalho sério e colaborativo vamos conseguir vencer mais este desafio e continuar no caminho de crescimento que a [o] UniFAE vem trilhando há alguns anos, com grande sucesso”.

Conheça a nova reitoria da UNIFAE

Reitor: prof. dr. Marco Aurélio Ferreira é graduado emCiências Econômicas pela UNIFAE, possui mestrado em Administração e Desenvolvimento Organizacional pela Faculdade Cenecista de Varginha – FACECA e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi gerente do IPEFAE, avaliador do Conselho Estadual de Educação – CEE/SP e pró-reitor de Administração da UNIFAE. Atualmente é delegado municipal do Conselho Regional de Economia de São Paulo; diretor de comunicação da ABCiber – Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura; membro do CENCIB – Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura da PUC/SP; e membro da Câmara de Saúde e Hospitais de Ensino da ABRUEM – Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais.

Vice-reitora e pró-reitora de Assuntos Comunitários e Extensão: profa. dra. Anita Bellotto Leme Nagib possui graduação em Fisioterapia pela UNIFENAS, mestrado em Fisioterapia pela UNIMEP e doutorado em Ciências pela FCM/UNICAMP. Atualmente é pesquisadora da UNICAMP e da UNIFAE, pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, coordenadora do curso de Fisioterapia, docente e coordenadora pedagógica do curso de Medicina. Sua experiência na área de Fisioterapia tem ênfase em Uroginecologia e Obstetrícia.

Pró-reitor de Administração: prof. Me. Luís Carlos Evaristo possui graduações em Ciências Contábeis e em Administração pela UNIFAE e mestrado em Administração pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Atualmente é coordenador do curso de Ciências Contábeis da UNIFAE. Durante mais de 30 anos, exerceu atividades como controller nas empresas São João Abrasivos e Minérios Ltda. e Emigran Empresa de Mineração de Granitos Ltda. É presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas – IPEFAE e integrante do Conselho Fiscal do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de São João da Boa Vista.

Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa: profa. dra. Laura Ferreira de Rezende Franco é fisioterapeuta formada pela PUC-Campinas. Especialista em Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher pelo CAISM (UNICAMP), e pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (ABRAFISM/COFFITO). Mestre e doutora pelo Departamento de Tocoginecologia, pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Pós-doutora em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, pela UNESP-Botucatu. Docente em cursos de pós-graduação e de extensão no Brasil e América Latina sobre Eletrotermofototerapia em Oncologia e Saúde da Mulher. Autora de vários artigos científicos nacionais e internacionais, capítulos de livros e publicações em sua área de especialização.

Pró-reitora de Graduação: profa. Me. Fernanda Menezes Ferrari Esteves possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos e MBA em Gestão de Negócios, pela FGV-SP. Conta com experiência de 11 anos na área de Recursos Humanos, nas empresas Whirlpool (fabricante das marcas Brastemp e Consul) e VLI (empresa de logística do grupo Vale). Atua como docente na UNIFAE, onde foi coordenadora do curso de Administração, professora em cursos de pós-graduação e consultora na área de Recursos Humanos.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here