Santa Casa é pioneira na região a conquistar usina fotovoltaica

Instalações: painéis que captam energia solar começaram a ser colocados nos telhados, também novos (Divulgação/Santa Casa Dona Carolina Malheiros)

A Santa Casa Dona Carolina Malheiros foi o primeiro hospital da região contemplado pelo Programa de Eficiência Energética, com a instalação de uma usina fotovoltaica e troca de lâmpadas para tecnologia mais eficiente em todo o hospital. Oferecido pela concessionária Elektro, o programa tem por objetivo ajudar instituições públicas e filantrópicas a reduzirem os custos e consumos em suas contas de energia elétrica.

O benefício à Santa Casa deu-se por meio de Chamada Pública de Projetos e, neste projeto, serão investidos cerca de R$ 1,5 milhão pela companhia dentro do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Desde o final do ano passado, a Santa Casa vem reformando os telhados antigos – uma área de mais de 4.000 m² e que foi totalmente revitalizada com recursos arrecadados com a irmandade, empresários e grandes parceiros, tudo com ajuda da sociedade. Nesta obra, o telhado foi preparado para receber modernas placas que absorvem a luz solar e a transforma em eletricidade.

Caixas: material para instalação chegou nesta semana (Divulgação/Santa Casa Dona Carolina Malheiros)

Nesta semana chegaram as caixas com todo o material para as instalações, que já começaram, por meio da empresa Dinâmica Energia Solar, responsável pela execução dos trabalhos e especializada nestes projetos. Em breve, o sistema de geração estará em funcionamento. A previsão é para meados de outubro.

O provedor da Santa Casa, Marcio Roberto Franciolli, destaca que um projeto como esse seria impossível ser realizado com recursos próprios, mas, com muita dedicação de vários ‘irmãos’, tendo como grande incentivador o médico José Benedito Tarifa (Conselho Fiscal), “conseguimos que a Elektro, por meio de seus projetos sociais, realizasse esse sonho, projeto esse que, além de propiciar energia limpa e cuidados com o meio ambiente, proporcionará uma economia relevante para a nossa Santa Casa”.

Divulgação/Santa Casa Dona Carolina Malheiros
Divulgação/Santa Casa Dona Carolina Malheiros

SISTEMA
No hospital, está sendo instalado um sistema de geração de energia fotovoltaica, com capacidade de geração de 466 MWh/ano, e já foram substituídas 2.493 lâmpadas por tecnologia LED, mais durável e eficiente.

A expectativa é que a instituição possa reduzir o consumo de energia em até 652,69 MWh/ano. Essa economia, em números, representa o equivalente para alimentar aproximadamente 226 residências o ano todo.

A iniciativa, segundo a Santa Casa, dá a oportunidade a essas instituições, como o hospital, de reduzirem os gastos com faturas de energia elétrica e investir o dinheiro economizado em outras áreas, para melhoria do atendimento, beneficiando a comunidade e a região.
Além do benefício da redução nas contas dos hospitais, a iniciativa também gera ganhos ambientais. O menor consumo de energia elétrica evita, por exemplo, o acionamento de usinas térmicas, mais caras e poluentes.

“A Santa Casa Dona Carolina Malheiros agradece o empenho e dedicação de toda a equipe da empresa Elektro, na pessoa de Eduardo Zornoff; e de Wellington Bernardo e Sergio Gatti, ambos da empresa Dinâmica Energia Solar, e executores do projeto junto a Elektro”, finalizou a administração do hospital.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here