Paulo Hadich deixa Delegacia Seccional depois de dois anos

Paulo Hadich: “Demos um golpe duro na criminalidade” (Bruno Manson/O MUNICIPIO)

Após completar dois anos à frente da Delegacia Seccional de São João da Boa Vista, o delegado Paulo Cezar Junqueira Hadich foi designado para atuar em Rio Claro (SP). No lugar dele entrará o delegado Luis Carlos Duarte, que comandava a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), em Jundiaí (SP). A transferência de cargo ocorrerá na tarde de segunda-feira (3).

Marcando o encerramento do trabalho junto à unidade sanjoanense, Hadich realizou nesta sexta-feira (31) a entrega de 669 cobertores ao Fundo Social de Solidariedade. O ato foi marcado pela presença da primeira-dama e presidente do órgão, Solange de Camargo Carvalho, e da diretora de Assistência Social Eliane Buciman de Lima Rossi. Os itens arrecadados serão distribuídos por meio da Promoção Social. Em função da pandemia, as peças serão higienizadas e entregues diretamente às famílias carentes cadastradas, evitando que se desloquem até o departamento para a retirada.

“O inverno é a estação em que a pessoa sente na própria pele. O frio chegou, as arrecadações chegam. Gostaria de agradecer muito o dr. Paulo e a Delegacia Seccional de Polícia Civil. Desde que assumi o Fundo Social, todos os anos, eles são parceiros e sempre arrecadam uma quantidade muito grande de cobertores”, relatou Solange.

Hadich destaca que a Delegacia Seccional aproveita esta época para fazer as doações e os pedidos. “Na verdade, a Polícia Civil acaba sendo este catalisador. Contamos com a participação de empresas que tenham responsabilidade social e que têm colaborado muito com a gente ao longo de todos esses anos”, disse o delegado.

Doação: Hadich entregou cobertores para o Fundo Social de Solidariedade (Bruno Manson/O MUNICIPIO)

Trajetória

Hadich iniciou sua carreira como delegado em Limeira, onde atuou em praticamente todas as unidades policiais. Esteve à frente do 1º, 2º, 3º e 4º Distritos, além de comandar a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), o Plantão Policial e também ser diretor da cadeia local.

Posteriormente, atuou em Iracemápolis – onde dirigiu a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e a cadeia local. Ao longo da trajetória, ele também foi coordenador de assuntos prisionais da Delegacia Seccional de Limeira e delegado adjunto em Araras, onde também atuava nos plantões.

No final de junho de 2018, Hadich assumiu o comando da Delegacia Seccional de São João da Boa Vista, que abrange oito municípios da região. “Foi uma experiência maravilhosa. Minha primeira experiência como delegado seccional. Vim com a missão que recebi do departamento de voltar a Polícia Civil para a investigação e conseguimos fazer este trabalho em todas as cidades de nossa sub-região”, recordou. “Aumentamos a produtividade mesmo tendo perdido muitos funcionários para a aposentadoria – cerca de 20%. Mesmo assim, a produtividade de uma forma geral melhorou bastante. Voltamos a Polícia Civil para seu papel e, com certeza, quem ganhou bastante em termos de segurança foi à sociedade de toda nossa sub-região”, frisou o delegado.

Ações marcantes

Para Hadich, unir a Polícia Civil e focar a investigação como uma prioridade de atuação geraram resultados positivos em relação a segurança. “Todas as unidades trabalharam desta maneira. Nós tivemos nestes dois anos, todos os crimes graves, como homicídios e latrocínios, esclarecidos. Tivemos um índice de esclarecimento de crimes muito elevado até comparando-se com a média de nosso Estado. Fizemos muitas operações policiais, algumas até contando com todo o efetivo que temos na Seccional, muitas vezes com o apoio da Seccional de Casa Branca e de outras seccionais de nosso departamento. Além disso, também apoiamos outras delegacias e outras Seccionais nas suas ações”, comentou. “Podemos dizer que demos um golpe muito duro na criminalidade”, afirmou o delegado.

Ocorrência marcante

Dentre os casos solucionados, ele recorda com satisfação a prisão de um dos maiores ladrões de caminhonete da região. “Nos unimos com a Seccional de Casa Branca e também com a Polícia Militar do 24º BPM/I. Este trabalho em conjunto e liderado com a Seccional casabranquense levou à prisão deste indivíduo que tinha praticado mais de 40 roubos de caminhonete e aterrorizado muita gente em nossa região”, lembrou. “Também conseguimos mudar o mapa da criminalidade do tráfico de drogas em várias cidades de nossa sub-região, prendendo as quadrilhas e mostrando que não existe impunidade nessa área”, contou o delegado.

Resposta rápida ao crime

Hadich destaca ainda a atenção dada as questões de violência doméstica, ou seja, os crimes que acontecem dentro do ambiente doméstico. “Não só os crimes de violência sexual, mas desde aqueles como feminicídio a agressões verbais e físicas, por exemplo, creio que conseguimos dar uma resposta pronta”, declarou. “Toda a resposta a um crime grave tem que ser rápida. Não basta ser só eficaz, esclarecer e provar o crime. A resposta tem que ser bastante rápida para que a sociedade sinta essa presença da polícia como sua protetora, sua amiga, sua garantidora da paz social”.

Agradecimentos

Contente por ter cumprido com a missão à frente da Seccional, Hadich manifestou sua gratidão pelo apoio recebido ao longo desses anos. “Agradeço a todos que nos apoiaram, a todos os policiais civis que trabalharam comigo, a Polícia Militar, as Guardas Municipais da sub-região, as prefeituras, empresários e todos aqueles que entenderam o nosso papel e nos auxiliaram para que tivéssemos um trabalho tão bom”, disse.

Finalizando, ele deixa uma mensagem à população sanjoanense. “Confie na sua polícia, porque ela é muito boa. É uma das melhores do nosso País. Estou indo embora de São João, mas levo a cidade comigo no coração”.