Instituto Federal volta às aulas por ensino remoto emergencial

Campus: instituição anunciou retorno das atividades de todos os cursos para terça-feira (28) (Divulgação/Aldeia Criativa)

O campus São João do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) anunciou o retorno das atividades de ensino de todos os cursos para terça-feira (28). Devido à pandemia do novo coronavírus, as aulas acontecerão por meio de Ensino Remoto Emergencial (ERE).

De acordo com a instituição, o ERE corresponde às atividades desenvolvidas e acompanhadas pelos docentes, mediadas ou não por tecnologias digitais de informação e comunicação, com a participação dos estudantes, considerando o distanciamento social em função da Covid-19.

O Ensino Remoto Emergencial consiste em estratégias que visam ofertar os conteúdos curriculares essenciais, previstos nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPC) dos cursos, contextualizando-os com a situação atual, além de trabalhar os temas transversais e desenvolver atividades, dando oportunidade à equipe pedagógica de manter contato com os alunos e incentivá-los a permanecer nos estudos.

Por este motivo, os cursos do campus São João foram organizados de forma a distribuir a carga horária das disciplinas seguindo o calendário acadêmico apresentado (confira a tabela). “Contudo, já prevendo um eventual retorno presencial, com a necessidade de reposição dos conteúdos programáticos que deveriam ter sido ministrados durante a suspensão do calendário acadêmico, a proposta do calendário contempla que, no caso de uma eventual liberação do retorno presencial, as atividades de ensino serão híbridas, em que, durante a semana, as disciplinas serão trabalhadas na modalidade presencial, sendo que as reposições acontecerão aos sábados”, informou a instituição em seu portal.

 

ATIVIDADES DE ENSINO

Com base na Portaria IFSP nº.: 2337/2020, serão consideradas atividades de ensino: sequências didáticas construídas em consonância com os objetivos, conteúdos e conhecimentos preconizados por cada curso; vídeos educativos, de curta duração, por meio de plataformas digitais, mas sem a necessidade de conexão simultânea; atividades online síncronas; estudos dirigidos, pesquisas, projetos, entrevistas, experiências, simulações; utilização de correios eletrônicos, aplicativos de bate-papo, redes sociais, podem ser usadas para estimular e orientar os estudos; materiais impressos como tutoriais, textos de conteúdo, apostilas e listas de exercícios.

 

PLANTÃO

O campus explica que as aulas não acontecerão de maneira síncrona, seguindo o horário previamente estabelecido para cada um dos cursos. Os professores irão disponibilizar um conjunto de atividades de ensino para serem trabalhados pelos estudantes durante a semana, podendo mesclá-las, de acordo com a necessidade das disciplinas e do curso em questão, de forma que todo o conteúdo seja cumprido.

Por outro lado, independente do formato disponibilizado pelos docentes para cumprir os 100% do conteúdo previsto nos Projetos Políticos Pedagógicos do curso, será oferecido um plantão de dúvidas semanal, síncrono e com horários previamente estabelecidos com os alunos, de forma a sanar eventuais dificuldades, aprofundar alguns conhecimentos e manter o vínculo próximo aos discentes.

 

SAIBA MAIS

Para ver o planejamento detalhado do retorno das aulas, bem como mais informações sobre este processo, basta acessar o site www.sbv.ifsp.edu.br.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here