Centro de Enfrentamento ao coronavírus terá 44 profissionais

Profissionais: equipe de Saúde recebeu treinamentos (Divulgação/Prefeitura de São João)

A equipe de Saúde que irá trabalhar no Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 recebeu, no início do mês, os treinamentos direcionados ao início das atividades. O espaço encontra-se instalado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Ambulatório Médico do UniFAE, no cruzamento das ruas da Saudade e Ernesto de Oliveira, na Vila Conrado.

Os treinamentos foram ministrados por profissionais do Setor de Vigilância Epidemiológica, UPA e Atenção Primária à Saúde. O conteúdo reuniu uso adequado de EPI (Equipamentos de Proteção Individual), biossegurança, situações de conduta frente aos sintomáticos respiratórios e preenchimento e encaminhamento adequado de fichas de notificações, e todos os fluxos e processos necessários para o funcionamento da estrutura.

De acordo com o Departamento de Saúde, a abertura do Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 está prevista para o final desta semana ou, no máximo, até o início da próxima, tão logo terminem os treinamentos dos profissionais.

EQUIPE

Para atuar no espaço, foram contratados 44 profissionais, sendo um farmacêutico e um enfermeiro responsável técnico, ambos com carga de 40 horas semanais. A estrutura ainda contará com profissionais contratados em regime de plantão 12h por 36h, mais seis enfermeiros, 14 técnicos de enfermagem, oito auxiliares de limpeza, oito recepcionistas e seis porteiros. Plantões médicos de 12h por 36h também foram contratados.

Segundo o Departamento de Saúde, todos os casos de síndrome respiratória e os suspeitos de Covid-19 serão atendidos exclusivamente neste local, para que o atendimento nas Unidades de Saúde seja retomado gradualmente, seguindo recomendações de distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel a 70%.

USO DE MÁSCARA

A população de São João da Boa Vista segue sendo orientada ao uso adequado de máscara, diante da pandemia do novo coronavírus. Na tarde de segunda-feira (6), a equipe do Setor de Vigilância Sanitária (Visa) concluiu a campanha educativa realizada em diferentes regiões da cidade.

A ação, que consistiu em distribuição de folhetos explicativos e esclarecimento de dúvidas, teve início na sexta-feira (3) na pista de caminhada do Piscinão do Córrego São João, situado no bairro Recanto do Lago, e na avenida Profª Isette Corrêa Fontão, região do Jardim Ipê. O trabalho de conscientização foi encerrado segunda, na extensão da rua Ademar de Barros e avenida Dona Gertrudes, ambas no centro.

O Departamento de Saúde destaca que a campanha de caráter educativo, conforme descrito na Resolução SS-96/20 e Portaria CVS 15/20, sendo realizada em locais de maior circulação de pessoas.

“No geral, a população e os comerciantes têm sido receptivos. Observamos que a maioria já incorporou o hábito do uso da máscara nos locais públicos. Seguiremos realizando orientações nas vistorias de rotina”, afirmou Silvana Marta Passoni Moreira Ferreira, chefe da Visa.

A obrigatoriedade do uso da máscara está inserida no Decreto Estadual nº 64.959 e na Resolução 96, de 29 de junho de 2020, que prevê a aplicação de multas a cidadãos (R$ 500) e estabelecimentos comerciais (R$ 5.000) que descumprirem as medidas de prevenção à Covid-19.