UniFEOB prepara plano rígido para retomada gradual das aulas

Centro Universitário: instituição tem grupo de trabalho envolvido na elaboração do plano de ação (Divulgação/UniFEOB)

Planejando a volta às aulas presenciais no segundo semestre, o UniFEOB elaborou um amplo e rígido protocolo baseado nas determinações das autoridades de saúde.

Com as aulas presenciais suspensas desde 16 de março, o Centro Universitário conseguiu manter o calendário acadêmico deste semestre por meio da virtualização das aulas e demais atividades acadêmicas, com base em ampla plataforma de transformação digital que vinha sendo implantada há anos, por meio das ferramentas educacionais da Google.

Agora, o Comitê Emergencial Multidisciplinar da instituição, que acompanha toda a situação da pandemia no País e na região, elaborou um plano de ação para a retomada das atividades presenciais.

“Não sabemos ao certo quando isso vai ocorrer, mas nós estamos preparados para qualquer cenário”, garantiu o reitor da UniFEOB, João Otávio Bastos Junqueira.
O reitor acredita que as aulas presenciais devem voltar em setembro e que tudo será gradual.

“Neste segundo semestre ainda teremos alguma restrição de estar todo mundo ao mesmo tempo juntos. Mas, de qualquer maneira, nós preparamos nosso protocolo. São sete frentes que compilamos em um único documento e vamos dar plena ciência aos nossos alunos e colaboradores”, afirmou.

João Otávio ainda faz questão de frisar que nessa fase é preciso ter em mente três critérios: “paciência, pois não podemos queimar etapas e fazer as coisas antes do permitido. Prudência, para fazer as coisas com muito cuidado e atendendo as restrições necessárias. E ciência, colocando todos os protocolos de sanitização, de pessoas, de ambientes, de veículos. Estamos levando isso com muito rigor. É preciso muita responsabilidade”, completou.

Ação: estrutura está sendo preparada para o retorno gradual (Divulgação/UniFEOB)

PLANO
Michele Achcar Colla de Oliveira, coordenadora de Operações Acadêmicas do Centro Universitário, conta que a instituição tem um grupo de trabalho envolvido com a elaboração de deste plano de ação institucional para a retomada das atividades presenciais e de protocolos nas seguintes frentes: infraestrutura e pessoal administrativo; acadêmico-pedagógico; sanitário e biossegurança; comunicação; jurídico-regulatório; transporte dos estudantes; acolhimento da comunidade acadêmica e avaliação e monitoramento dos processos.

E reforça que o retorno vai ocorrer no momento certo e com a liberação das autoridades sanitárias. “Aos poucos, estamos pensando as medidas para a retomada gradual das atividades presenciais, garantindo a segurança sanitária de todos e as necessidades de cada estudante”, garantiu.

Toda a estrutura do campus está sendo preparada por essa equipe, que age atenta aos desafios desse período. “O protocolo tem início desde o momento em que o estudante sai de sua casa para chegar ao UniFEOB, assim como durante o período em que ele permanecerá em nossas instalações, até chegar com segurança em sua residência após o final das atividades, evitando ao máximo a disseminação da Covid-19”, detalhou Michelle.

Nesse contexto, revela a professora, estão em construção também ações específicas para a formatura de meio do ano, Hospital Veterinário, Fazenda Escola, Clínica de Fisioterapia, Vila Jurídica e Clube Palmeiras.

Para o pró-reitor Acadêmico José Roberto Almeida Junqueira, o momento é de cautela e de acompanhar as condições epidemiológicas de São João da Boa Vista e região. “E assim que tivermos segurança sanitária e jurídica, retornaremos às atividades presenciais, com ações acadêmicas específicas para os estudantes que estejam no grupo de risco ou àqueles que não se sintam à vontade em retornar”.

Por fim, o reitor João Otávio diz que o mais importante será a colaboração de todos. “A compreensão dos alunos será fundamental para que a gente leve nosso protocolo à risca”, concluiu.